Jovem chinês recria sua avó em forma de IA através do ChatGPT

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Quem nunca teve uma vontade de conversar, seja lá por qual motivo, com uma pessoa que infelizmente já se foi? Foi o que um jovem chinês de 24 anos fez ao “ressuscitar” a avó, que faleceu aos 84 anos de Covid-19 em janeiro do ano passado, através de Inteligência Artificial. Filho de pais divorciados, Wu, foi criado por ela e tinham um enorme vínculo afetivo. 

Para conseguir realizar tal feito ele conta que treinou a IA para imitar o tom de voz de sua parente querida utilizando conversas telefônicas antigas. Isso depois de fomentar um software de imagem com fotos antigas dela. 

“Eu compartilhei muitos detalhes da vida da minha avó com o ChatGPT, esperando que ele pudesse entender o histórico familiar e o modo de falar da minha avó. Dessa maneira, ele poderia se comunicar comigo como se fosse ela. Eu me sinto bem por poder olhar para a vovó e conversar mais um pouco com ela, nem que seja dessa maneira”. Falou durante relato ao South China Morning Post. 


Plataforma de IA utilizada por Wu para recriar sua avó. (Foto: reprodução/ Olhar Digital


Na conversa, é possível ver a imagem da avó, que não teve o nome divulgado, onde ela aparece atenta, como se estivesse prestando atenção e ouvindo, e sua boca se mexe enquanto fala. 

Vovó, meu pai e eu vamos voltar à nossa cidade natal para celebrar o Ano Novo Lunar com você neste ano. Meu pai ligou para você no ano passado. Sobre o que vocês conversaram?”, diz Wu no vídeo. Na gravação, a avó responde: “Eu disse a ele para não beber vinho, ser mais econômico e não jogar dinheiro fora com jogatina”. 

Algo parecido aconteceu aqui no Brasil onde em agosto de 2021, mais especificamente no Dia dos Pais, o Mercado Livre realizou uma linda homenagem surpresa à Zico. Naquele dia reproduziram um pedido de José Antunes Coimbra (pai do ex-jogador) para que o filho fizesse seu último gol no Maracanã. Ali também foi usada a IA para recriar a voz de Seu Antunes. 

Foto destaque: Criação do jovem chinês com saudade da avó. (Foto: reprdução/ SCMP composite/Baidu)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile