Após a missão não tripulada Artemis 1 ser lançada nesta semana após meses de atraso, um funcionário de alto escalão da NASA deu pistas sobre um suposto planejamento da agência espacial americana sobre levar humanos para viverem na lua.
Em entrevista à BBC, Howard Hu, que supervisiona a espaçonave Orion usada no programa Artemis, disse que a organização espacial não apenas estabeleceu uma meta de levar os humanos de volta à Lua nos próximos anos, mas também planeja que as pessoas vivam lá. O comunicado marca um evento histórico para a humanidade, expressando ousadas esperanças que a NASA tem com seu programa Artemis.
Espera-se que a missão Artemis 2 leve humanos à órbita da lua em 2024. Porém, apesar disso, eles só devem pisar na superfície do satélite natural durante a missão Artemis 3, em 2025. Contudo, a agência ainda considera que o cronograma possa ser adiado.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Earthset. <a href=”https://twitter.com/NASA_Orion?ref_src=twsrc%5Etfw”>@NASA_Orion</a> captured this shot of Earth “setting” while the spacecraft passed close to the Moon. Nearly 270,000 miles (430,000 km) away, <a href=”https://twitter.com/hashtag/Artemis?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#Artemis</a> I will soon surpass Apollo 13’s record-setting distance from Earth in a spacecraft designed to carry astronauts. <a href=”https://t.co/lvDS7nGPRo”>pic.twitter.com/lvDS7nGPRo</a></p>— NASA (@NASA) <a href=”https://twitter.com/NASA/status/1594797668018311170?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 21, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Além da Artemis, a NASA anunciou recentemente missões mais ousadas, como levar uma tripulação para Marte, por exemplo, levando as missões lunares como ponto de partida.
O programa Artemis, de US$ 93 bilhões, está em andamento há alguns anos, tem como intuito estabelecer uma população humana na lua antes mesmo das viagens programadas para Marte. “Será realmente muito importante para nós ir um pouco além da órbita da Terra e, então, dar um grande passo quando formos para Marte”, disse Hu à BBC.
A cápsula Orion na missão Artemis 1 está programada para retornar à Terra em 11 de dezembro e deverá cair no oceano. Os humanos não pisam na Lua desde a missão Apollo 17, em 1972.
Foto destaque: Artemis 1. Reprodução/Twitter