O que é tecnologia NFC e para que serve

Carlos Enriki Por Carlos Enriki
5 min de leitura

A tecnologia NFC permite a conexão e troca de informações entre dois dispositivos sem fio, bastando aproximá-los um do outro. Isso facilita a vida dos usuários, oferecendo mais conveniência e praticidade. A NFC está presente em diversos locais e pode ser usada para pagamentos com o smartphone, identificação pessoal e até mesmo para utilizar o transporte público. Nos celulares, já se encontram as famosas carteiras digitais, as quais tiveram um grande aumento de uso nos últimos anos. Com base nos dados de uma pesquisa da Opinion Box, 79% dos brasileiros concordam que o celular também funciona como uma carteira digital.

Significado de NFC

A sigla NFC, que corresponde a Comunicação de Campo Próximo, representa uma tecnologia que possibilita a transferência de dados entre dois dispositivos quando eles estão em proximidade física. Essa modalidade de comunicação sem fio é incorporada em diversos modelos de smartphones.

Essa inovação foi desenvolvida em 2002 pela colaboração entre a Sony e a Philips, tendo como base a tecnologia RFID, que é utilizada, por exemplo, em cartões-chave de hotéis.

Para fazer uso da NFC, é necessário aproximar os dispositivos a uma distância inferior a 10 centímetros após habilitar a função de intercâmbio de informações.

O mecanismo operacional dessa tecnologia é dividido em duas categorias de dispositivos: ativos e passivos. Os dispositivos ativos, como tablets, smartphones e smartwatches, podem enviar e receber dados, e têm sua própria fonte de energia.

Por outro lado, os dispositivos passivos têm a função de transmitir dados, não possuindo energia própria, porém podem ser ativados por dispositivos ativos, a exemplo de cartões e pulseiras.

Pagamentos com NFC

Essas operações podem ser executadas diretamente pelo celular ou utilizando cartões de crédito, débito e NFC tag. Isso proporciona um processo mais ágil, conveniente e seguro, eliminando a necessidade de senha ou inserção do cartão na máquina.

De acordo com a Statista, no ano de 2021, os pagamentos por aproximação atingiram a marca de R$ 198,9 bilhões, um crescimento expressivo de 384,6% em relação ao ano anterior.


Pagamento NFC (Imagem Reprodução TechTudo)


Simone Borges, gerente de pagamentos digitais da Sodexo Benefícios e Incentivos, observa que “os últimos dois anos trouxeram transformações significativas no comportamento do consumidor. Houve uma quebra de paradigmas em relação a hábitos que eram profundamente enraizados no perfil de consumo dos brasileiros.”

A empresa registrou um aumento de 10.000% no volume de transações efetuadas utilizando a tecnologia NFC desde a introdução do Apple Pay e do Sodexo Pay.

Além de pagamentos, pode se usar a tecnologia para abrir portas e fechaduras digitais. Assim como os cartões e portas dos hotéis.

Segurança da tecnologia

A tecnologia NFC é considerada segura devido à sua operação em curtas distâncias e à ausência de necessidade de configurações de pareamento, o que impede a interferência de terceiros na conexão.

Conforme indicado pelo estudo conduzido pela empresa de consultoria PwC, é esperado que a quantidade de transações digitais aumente em 80% globalmente até 2025, o que evidencia o crescimento dos pagamentos via NFC.

Adicionalmente, de acordo com uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, 64% dos entrevistados manifestaram preferência por compras online, enquanto 36% optaram por adquirir produtos em estabelecimentos físicos.

Saiba se seu celular tem NFC

Para descobrir se seu celualr tem a técnoligia, você pode olhar na ficha técnica de seu celular no site do fabricante.

O Iphone possui a técnologia desde o 6 em todos os modelos, porém somente a partir do 7 os úsuarios podem usar além do que Apple Pay.

Já nos dispositivos Android, varia de modelo para modelo, para saber acesse em “Configurações de rede” ou em “Dispositivos conectados”.

 

Foto Destaque: representação de uso da tecnologia NFC por meio de um smartwatch. Reprodução/Android Authority

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile