Recorde de voo de avião de papel é quebrado por engenheiros da Boeing

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Quem brincou de avião de papel na infância sabe o quanto era divertido, e quem não brincou deveria experimentar ainda hoje, isso porque u, grupo de engenheiros da Boeing quebrou o recorde mundial de voo mais longo com avião de papel em Indiana, nos Estados Unidos, segundo o Guiness Book. O voo realizado pela aeronave de papel A4 foi de 289 pés (o equivalente a cerca de 88 metros), o antigo recorde pertencia a uma equipe da Coreia do Sul e tinha a marca de 252 pés (77 metros, aproximadamente), segundo a CNN. 

O grupo formado por três engenheiros passou quase 500 horas estudando aerodinâmica e origami para realizarem tal feito. Com esses estudos, Dillon Ruble, Garrett Jensen e Nathaniel Erickson tinham a missão de projetar, construir e testar vários modelos até chegar ao modelo vencedor, cujo nome dado por eles foi de “Mach 5”. 

A equipe se inspirou em vários modelos de aviões “reais” para fazer a March 5, porém a principal delas foi a X-43A, uma das aeronaves hipersônicas da NASA. Tal inspiração foi determinante para determinar o melhor ângulo para o lançamento do avião de papel. Além disso os três fizeram várias simulações e estudos em vídeos de câmera lenta de suas tentativas. 


X-43A da Nasa. (Foto: reprodução/ G1)


“Os aviões em grande escala e de papel têm grandes diferenças em sua complexidade, mas ambos operam com os mesmos princípios fundamentais. Algumas das mesmas metodologias de design podem ser aplicadas a ambas”, afirmou Ruble à CNN afirmando o valor da prototipagem para os testes do mundo real através do experimento. 

Tente você também na sua casa, quem sabe esse recorde não é batido por alguém do Brasil? Existem competições de aviões de papel, inclusive um mundial com nome de “Red Bull Paper Wings” e realiza etapas por 62 países, aqui no Brasil geralmente é no Ginásio Poliesportivo Favaro Júnior, em Ribeirão Preto. Nenhum brasileiro venceu o mundial ainda. 

Foto destaque: Trio de engenheiros da boeing que quebrou o recorde. (Foto: reprodução/ Época Negócios)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile