A gigante Samsung Electronics afirmou hoje que embora os lucros não estejam bons não abrirá mão da produção de chips, uma decisão séria que vai contra as normas e tendências da indústria global que atualmente pretende cortar gastos e investimentos.
“A Samsung pode estar vendo este momento como uma boa oportunidade para aumentar a participação no mercado, o que deve ajudá-la no longo prazo, às custas da SK Hynix e da Micron”, disse o analista Choi Yoo-june da Shinhan Securities.
As estratégias da empresa para ganhar mercado começa com a redução da produção a curto prazo, isso por meio de manutenção e ajuste de equipamentos e mudanças no processo de fabricação, como também aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento.
A Samsung mantém uma postura otimista embora o cenário econômico não esteja a favor, ela divulgou essa semana um lucro trimestral menor desde 2014.
A empresa admite que esse ano pode ser muito difícil mas destaca que a situação pode melhorar a partir do segundo semestre.
Greg Roh, chefe de pesquisa da Hyundai Motor Securities, estima que a participação de mercado da Samsung Electronics pode ficar acima de 40% para chips DRAM e entre 30% e 40% no caso de memória flash NAND na segunda metade do ano, de cerca de 43% e 32%.
Samsung quer aumentar sua participação no mercado com tecnologias de última geração Foto: Reprodução/tecnoblog.net
Os preços dos chips de memória caindo em 2022 fez a gigante perder cerca de 270 bilhões de wons no quarto trimestre diante de 8,83 trilhões no ano anterior, divulgando um grande prejuízo para empresa desde 2009.
Em dispositivos móveis a perda no quarto trimestre caiu para 1,7 trilhões diante de 2,66 no ano anterior, para a empresa os números foram maiores que o esperado.
A Samsung essa semana divulgou seu novo plano de negócios, um projeto de crescimento onde será investido cerca R$1 trilhão nos próximos três anos para expandir sua marca em outros mercados como: inteligência artificial, semicondutores e robótica.
O projeto envolve a contratação de 40 mil pessoas ao longo de três anos e tem com objetivo principal conquistar uma posição de liderança em tecnologias de última geração.
Foto destaque: Loja da Samsung (reprodução/google)