O dono do Twitter Elon Musk suspendeu as contas de ao menos cinco jornalistas identificados, com a justificativa que eles revelaram sua localização em tempo real. Com essa atitude, Musk chamou a atenção de autoridades do mundo inteiro como de governos, grupos de defesa da liberdade de expressão e organizações de imprensa. As lideranças dos países da França, Alemanha, Reino Unido e União Europeia condenaram as suspensões pois a rede social do passarinho está colocando em risco a liberdade de expressão.
Essa ação está sendo avaliada pelos críticos como uma nova evidência que o dono do Twitter tem trabalhado para barrar da rede social as inimizades dele e publicações de usuários. O Roland Lescure, ministro da Indústria da França, postou que não vai mais escrever no twitter. Melissa Fleming, chefe de comunicações da Organização das Nações Unidas disse que está “profundamente perturbada” com o bloqueio das contas e indaga que a “liberdade de mídia não é um brinquedo”. E o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha falou que o Twitter está colocando em risco medidas que ameaçam a liberdade de expressão.
As suspensões surgiram após um desentendimento da conta @ElonJet que utiliza dados públicos para rastrear a localização real do jato particular de Musk. Nesta quarta feira o Twitter desligou contas que também rastreiam jatos particulares, sendo que o Musk afirmou que não suspenderia a conta do @ElonJet em nome da liberdade de expressão.
O logo do Twitter em um celular segurado na mão. (Foto: Reprodução/Pexels)
No mesmo dia, um pouco mais tarde, o Twitter alterou a sua política e regras proibindo compartilhamento de “informações de localização ao vivo”. Foi então na noite de quinta-feira que as contas dos jornalistas de veículos como New York Times, CNN e Washington Post foram suspensas sem nenhuma notificação. O jornalista Irwin afirmou que “Entendo que o foco parece estar principalmente nas contas de jornalistas, mas aplicamos a política igualmente a contas de jornalistas e não-jornalistas hoje.”
Durante um bate-papo no Twitter com jornalistas hospedado no Spaces, Musk apareceu rapidamente e logo a conversa se transformou na discussão dos repórteres suspensos que teve uma reposta direta do empresário: “Se você doxar, será suspenso” (termo utilizado quando uma pessoa publica informações pessoais de alguém com a intenção de maldade). Depois desse ocorrido a jornalista do portal BuzzFeed Katie Notopoulos, afirmou que a sessão bate papo foi interrompida e a gravação também não estava mais disponível.
Foto de destaque: Uma arte de uma publicação do Elon Musk no Twitter com a imagem dele ao lado com um fundo azul. Reprodução/ Financial Times