Pesquisa feita por Wally Nowinski, do site PerfectRec, aponta que os usuários do iPhone 14 estão menos satisfeitos, sendo a maior decepção do consumidor da Apple em uma década. O estudo analisou dados de mais de 669 mil usuários e descobriu que as avaliações dos consumidores do iPhone mais recente caíram acentuadamente em relação à geração anterior pela primeira vez desde 2012.
O iPhone é um dos produtos de maior sucesso do mundo ao longo do tempo, normalmente o modelo básico é o mais vendido da Apple de cada geração e obtém o maior número de avaliações geradas pelos usuários. O último modelo que teve uma avaliação de cinco estrelas em 65% das suas avaliações foi o iPhone 5, 4% menos que o iPhone 4. Essa avaliação era considerada a pior, após o iPhone 5 todas as versões lançadas tiveram avaliações superiores ao do respectivo antecessor, mas a situação mudou no ano passado, quando foi lançado o iPhone 14 e as avaliações de cinco estrelas caíram para 72% em comparação com o iPhone 13 que recebeu 80%.
Comparação com as versões dos iPhones. (Foto:Reprodução/Perfectrec)
O estudo mostrou que o iPhone 14 básico teve apenas 72% de avaliações de cinco estrelas, uma queda de 8% em relação ao iPhone 13, que teve 80%. O iPhone 14 Pro também teve uma queda de 8%, passando de 84% para 76%. Já o iPhone 14 Pro Max foi o que teve a menor queda, sendo de 5% e ficando com 81% de avaliações de cinco estrelas.
O site também analisou que as melhorias na velocidade, no desempenho e nas câmeras podem ter sido os motivos do aumento das avaliações cinco estrelas. Já com o iPhone 14, o que pode ter acontecido é que não teve um grande recurso novo, por isso a taxa de avaliação não foi tão boa. Se de 2012 a 2021 as avaliações de cinco estrelas melhoraram a cada ano e com o iPhone 14 esse nível caiu, é esperado que a Apple faça melhorias para o lançamento do iPhone 15. Por enquanto teremos que aguardar até setembro para saber das novidades referente ao smartphone.
Foto destaque: iPhone 14. Reprodução/Apple