Elon Musk investe US$ 6 bilhões em startup para competir com outras empresas de IA

Redação INMAG Por Redação INMAG
2 min de leitura
Foto destaque: Elon Musk investe US$ 6 bilhões (Reprodução/ Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic/Getty Images Embed)

O empresário Elon Musk arrecadou 6 bilhões de dólares, um equivalente a 30 bilhões de reais. Essa arrecadação aconteceu por conta da startup, xAI, que tem o foco em inteligência artificial. O anúncio do investimento feito pela companhia, aconteceu no último domingo, dia 26 de maio.

Musk adquire mais poder com este investimento e desta maneira se torna mais forte para competir diretamente com a criadora do ChatGPT, Open AI e outras empresas, por exemplo, Anthropic e Google.

Musk investe alto para competir com a concorrência


 Elon Musk na Polônia e Noruega (Créditos: Omar Marques/Carina Johansen/ Getty Images Embed)


Elon Musk também informou que existem vagas para desenvolvedores de IA para serem contratados. O empresário pede que os interessados se unam à sua startup, se, por ventura, acreditarem na missão de entender o universo. O empresário ainda reforça que “exige a busca máxima e rigorosa pela verdade, sem considerar popularidade ou correção política”.

Saiba mais sobre o surgimento do xAI

O xAI foi criado por Elon Musk com a intenção de competir com um mercado em ascensão em tecnologias envolvendo inteligência artificial. Após o lançamento do chat Grok 1.0 em novembro de 2023 e o Grok 1.5 em abril deste ano, a xAI se tornou relevante, tornando amplo o acesso de chatbot para os usuários Premium do X (antigo Twitter), dando oportunidade de realizar explorações de capacidade multimodais.

Apesar dos recentes investimentos, Elon Musk sempre foi um dos incentivadores do IA, afiançando o Open IA, antes da introdução do ChatGPT no final de 2022. Posteriormente, Musk retirou seu apoio financeiro do empreendimento, alegando potenciais riscos da IA generativa. Porém, simultaneamente, Musk lançou um concorrente do ChatGPT, que é o Grok, serviço tal qual se tornou o produto com maior reconhecimento da xAI, comandada por executivos que tem experências em outras empresas como DeepMind, Tesla, Microsoft e Alphabet, dona do Google.

Matéria por Wallace Lopes (Lorena – R7)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile