Empresa de Jeff Bezos se prepara para primeiro lançamento espacial

Primeiro voo da Blue Origins deve servir para testar os sistemas do foguete da empresa e gerar confiança ao mercado

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Foto destaque: foguete da Blue Origins indo para plataforma de lancamento (Reprodução/X/@blueorigin)

Após receber a autorização da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, a Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, obteve permissão para o seu primeiro lançamento. O foguete, chamado de New Glenn, deve realizar seu voo inaugural nos próximos dias. Além disso, outro modelo da empresa, o New Shepard, que tem foco no turismo espacial, também recebeu autorização para novas missões.

Primeiro voo deve funcionar como teste dos sistemas

Ainda de acordo com especialistas na área, o lançamento inaugural não deve levar carga útil ao espaço, mas sim um simulador de 20 toneladas para testar os sistemas da aeronave e comprovar a sua operabilidade. A missão deve durar cerca de seis horas, vai representar um passo importante para a empresa, que compete em um mercado cada vez mais povoado por empresas privadas. Sendo a principal concorrente no setor a SpaceX, de Elon Musk, que já domina o mercado com a utilização de foguetes reutilizáveis e missões bem-sucedidas.


Empresa criada por Jeff Bezos também pretende entrar no mercado de turismo espacial (Foto: reprodução/Getty Images News/Joe Raedle)


O foguete New Glenn foi projetado para poder ser utilizado várias vezes, o que torna as missões espaciais mais econômicas financeiramente, no entanto, ainda existe a expectativa de que cada propulsor do foguete possa ser utilizado em até 25 voos, reduzindo os custos operacionais e aumentando a eficiência das missões.

Mesmo sem primeiro lançamento, primeiros acordos já foram firmados

Além de avanços tecnológicos e inovações no setor, a empresa já firmou alguns acordos importantes com gigantes, como NASA, Amazon, AST SpaceMobile, além de outros clientes comerciais e governamentais, isso ocorre mesmo sem a empresa ter realizado seu primeiro lançamento oficial, a Blue Origin já é considerada uma forte concorrente da SpaceX. O sucesso do voo inaugural pode consolidar sua presença no mercado e abrir caminho para futuras missões comerciais e científicas, ampliando suas possibilidades na indústria aeroespacial.

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