Alexis Conneau ex-pesquisador da OpenAI e agora fundador da WaveForms AI conseguiu levantar US$ 40 milhões para a startup, que tem com principal objetivo desenvolvimento de modelos de inteligência artificial capazes de estabelecer conexões emocionais com humanos por meio da voz, de acordo com o informado pela empresa nesta ultima segunda-feira (9). A WaveForms AI, agora passa a ser apoiada pela renomada firma de capital de risco Andreessen Horowitz, é já possui uma avaliação de US$ 200 milhões.
Co-criador do recurso de modo de voz no modelo GPT-4 da OpenAI
Conneau, co-criador do recurso de modo de voz no modelo GPT-4 da OpenAI, destacou que essa inovação permitiu respostas em tempo real sem atrasos e a capacidade de lidar com interrupções, características essenciais para conversas mais realistas. “O áudio é a chave para fazer com que as interações com a IA pareçam profundamente humanas”, afirmou Conneau.
A OpenAI enfrentou polêmica após o lançamento do GPT-4, quando a atriz Scarlett Johansson acusou a empresa de copiar sua voz do filme “Her” (2013). Em resposta, a OpenAI esclareceu que utilizou uma atriz de voz diferente, negando qualquer imitação da voz de Johansson.
Alexis Conneau anunciou em sua conta no X a parceria milionaria para a sua empresa (Foto:reproduçoa/X/@alex_conneau)
Juntamente com Coralie Lemaitre, cofundadora da WaveForms AI, Conneau revelou que os fundos arrecadados serão direcionados para treinar novos modelos de IA de áudio, visando tornar as conversas por voz com bots de IA indistinguíveis das interações humanas. A startup planeja lançar um produto de software voltado ao consumidor, focado na conexão emocional entre usuário e IA, embora detalhes adicionais ainda não tenham sido divulgados, no entanto, são esperados para serem divulgados em breve conforme o projeto avança.
“A ideia é criar experiências novas e mais imersivas com a IA, que sejam mais agradáveis”, afirmou Conneau. Ele também ressaltou que, enquanto muitas empresas estão focadas na superinteligência, a WaveForms AI aposta na qualidade da interação entre computador e humano, buscando inovar na forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia.
Momento oportuno
A WaveForms AI vem surgindo em um momento de crescente interesse por tecnologias que humanizem as interações com a inteligência artificial, e promete transformar a maneira como nos comunicamos com máquinas no futuro próximo.