FBI emite alerta para usuários de Android e Iphone sobre novo golpe
O FBI emitiu um alerta para usuários de Android e Iphone recomendando não responder determinadas mensagens consideradas suspeitas. Segundo investigação, existe uma campanha ativa de golpes mediante mensagens de texto e chamadas de voz. Criminosos têm se passado por altos funcionários do governo americano, lesando as vítimas e roubando seus dados. Para realizar os ataques, […]
O FBI emitiu um alerta para usuários de Android e Iphone recomendando não responder determinadas mensagens consideradas suspeitas. Segundo investigação, existe uma campanha ativa de golpes mediante mensagens de texto e chamadas de voz. Criminosos têm se passado por altos funcionários do governo americano, lesando as vítimas e roubando seus dados.
Para realizar os ataques, criminosos utilizam inteligência artificial para criar mensagens que passam credibilidade, dificultando que o usuário de conta que se trata de uma fraude. Outro agravante é que os golpistas conseguiram falsificar números telefônicos de grandes empresas, fazendo com que o golpe não seja reconhecido pelas vítimas.
Como se proteger sobre possíveis fraudes?
O FBI alerta que os chamados “hackers fantasmas” representam uma ameaça séria por conta dos métodos utilizados. A proteção contra essas ameaças envolve uma série de cuidados, como manter o dispositivo sempre atualizado com as versões de segurança mais recentes, utilizar verificações de segurança disponibilizadas pelo sistema operacional. Um cuidado que os usuários devem se atentar é que instituições legítimas não realizam contato solicitando dados considerados confidenciais.
Qualquer contato suspeito deve ser tratado com atenção para acabar não caindo em um golpe. Outro fator que pode auxiliar na segurança contra softwares maliciosos que podem comprometer a segurança de seu aparelho é realizar download de aplicativos diretamente pela loja de aplicativos oficial disponível em seu smartphone.
O que as empresas vem fazendo para mudar esse cenário?
Empresas de tecnologia vem desenvolvendo métodos de defesa para fortalecer a segurança cibernética. O Google desenvolveu uma funcionalidade de proteção contra chamadas fraudulentas, utilizando inteligência artificial para detecção de chamadas fraudulentas em tempo real. A Microsoft vem trabalhando em atualizações para seu sistema operacional Windows, focadas especialmente em neutralizar ameaças de “Scareware”.
