Google pretende excluir contas inativas em 2024

Roger Lemes Por Roger Lemes
3 min de leitura
Foto destaque: Google e Gmail (Reprodução/Getty Images/Forbes)

Algumas mudanças vêm por aí para quem utiliza o Gmail. A partir de janeiro de 2024, o Google colocou contas sem utilização há poucos meses em fila de exclusão. A medida já havia sido anunciada em 2023, mas entrou em vigor neste ano para assegurar a segurança dos usuários. 

Além de restringir o acesso dessas contas, determinados conteúdos em mensagens encaminhadas por e-mail também serão banidas.

E-mails recebidos podem ser afetados caso não façam parte do parâmetro da empresa

Google afirmou que uma nova medida entrará em vigor até junho de 2024, profissionais que enviam e-mail marketing devem tomar cuidado. A ação em questão será a devida autenticação dos remetentes das mensagens.

Neil Kumaran, gerente de produto e encarregado pela parte de segurança e confiança da big tech, defende que esta precaução pretende evitar que e-mails marketings e malware cheguem na caixa de mensagens dos usuários. “Vimos o número de mensagens não autenticadas diminuir em 75%”, cita. “Isso, por sua vez, levou ao bloqueio de bilhões de mensagens com intenções maliciosas antes que pudessem ser entregues”, complementou.

Profissionais de e-mail marketing devem prestar atenção a partir de agora

Se a profissão exercida pelo usuário não envolva envio em massa de e-mail diariamente, basta administrar a conta sem mais preocupações. Agora, caso encaminhe newsletters ou trabalhe com e-mail marketing, algumas regras serão impostas em breve.


E-mail marketing
Newsletters e e-mails marketing podem ser afetados com nova imposição da Google (Reprodução/D3Damon/Getty Images)

Se não forem seguidos, pode sair caro para as empresas que têm seu ganha pão custeado, de certa forma, pela plataforma de e-mail Google. Para manter as contas intactas, sem intervenção nenhuma por parte da big tech, é recomendado fazer login e usá-la ocasionalmente. “Com novos limites rigorosos para a classificação de spam e requisitos de cancelamento de inscrição, muitas marcas que aderem às táticas tradicionais de e-mail enfrentarão interrupções na entrega, perda de receita e possíveis danos à reputação”, alerta Kate Nowrouzi, vice-presidente de entrega na Sinch, empresa do setor de comunicação.

As contas comerciais registradas no Gmail não serão afetadas.

Jornalista e andarilho da internet.
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