Google vai bloquear os e-mails de remetentes em massa para prevenir spam

2 min de leitura
Foto Destaque: Mudanças no sistema de Gmail devem ocorrer a partir do dia 1º de abril (Reprodução/Shutterstock/lilgrapher)

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril, o Google vai passar a proibir o envio de e-mails por remetentes massa (com um número elevado de destinos) para reduzir a a quantidade de spam sendo espalhada em seu sistema.

Em última análise, isso fechará as brechas exploradas por cibercriminosos que ameaçam todos que usam e-mail,” afirmou o gerente de produtos da plataforma, Neil Kumaran. “Muitos remetentes em massa não protegem e configuram adequadamente seus sistemas, permitindo que atacantes se escondam facilmente em seu meio.”

Por isso, no Gmail, a exceção apenas vale para casos que atendem a novos requisitos de segurança e autenticação, os quais existem para deliberadamente dificultar o abuso da ferramenta por criminosos. O plano, portanto, não é impedir qualquer tentativa de spam, mas sim frear a maioria delas.


Escritório da Google (Foto:Reprodução/Shutterstock/Techmonitor)

Requisitos de autenticação

Entre os requisitos necessários para a autenticação dos e-mails de massa, estão as “práticas recomendadas e bem estabelecidas” que foram listadas como:

  • Autenticação de Mensagem Baseada em Domínio;
  • Relatórios e Conformidade;
  • E-mail Identificado por Chaves de Domínio;
  • e Framework de Política de Remetente.

Remetente em massa

Já a definição de remetente em massa – isto é, quem precisa por em prática esses novos requisitos – foi determinada pelo Google como qualquer indivíduo que envia “perto de 5.000 mensagens ou mais para contas pessoais do Gmail dentro de um período de 24 horas”. Isso inclui contas que utilizam o Google Workspace.

Além disso, os remetentes em massa deverão incluir em seus e-mails a opção de cancelamento de inscrição (por exemplo, para newsletters) em apenas um clique, o qual deverá ser processado em menos de 48 horas. No total, isso significa que vai ficar mais difícil o envio de e-mails em massa, e mais fácil o cancelamento dos que os recebem nas suas caixas de entrada.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile