Governo dos Estados Unidos processa Adobe

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
2 min de leitura
Foto destaque: Adobe e conhecida pelos seus diversos softwares (Reprodução/Ahmet Serdar Eser/Anadolu/Getty Images embed)

O governo dos Estados Unidos entrou com um processo contra a Adobe nesta última segunda-feira, acusando a empresa de prejudicar os consumidores ao inscrevê-los em seus planos mais lucrativos sem divulgar de forma clara termos importantes.

A empresa mais conhecida como criadora do Photoshop, está sendo acusada pelo governo dos Estados Unidos de não informar adequadamente sobre suas altas taxas, que às vezes chegam à casa das centenas de dólares, para os usuários que desejam cancelar suas assinaturas de forma antecipada.


Sede da adobe em San Jose na Califórnia onde o processo vem sendo movido contra a empresa pelo governo dos Estados Unidos (Foto: reprodução/Bloomberg/Bloomberg/Getty Images Embed)


O governo ainda afirmou que a Adobe esconde termos importantes atrás de várias barreiras, como letras pequenas, textos longos e hiperlinks, divulgando claramente as taxas apenas quando os usuários tentam cancelar. Isso torna o processo de cancelamento oneroso e complicado.

Modelo de negocio atual vem sendo seguido desde 2012

A Adobe vem seguindo esse modelo de assinatura, onde ela exige que os usuários paguem pelo acesso ao software de forma recorrente desde 2012. Antes disso, os usuários já pediam para acessar o software mediante o pagamento de uma taxa única, o que é algo difícil de acontecer, já que as assinaturas representam a maior parte da receita da empresa.

Isso ocorre em um momento em que os programas da Adobe enfrentam uma concorrência cada vez mais forte, com o surgimento de outras empresas no mercado e os usuários tendo cada vez mais opções de soluções alternativas.

A ação, apresentada no Tribunal Federal de San Jose, na Califórnia, tem como objetivo multar a Adobe, obter uma liminar e buscar por possíveis outras soluções. No entanto, até agora a Adobe não se pronunciou sobre o caso.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile