Nova missão da Nasa levará astronautas à Lua novamente

A primeira e única vez em que um homem pisou na Lua foi em 1972, e até hoje é considerada um dos eventos mais gloriosos e importantes da humanidade. Séculos após o programa Apollo, responsável por realizar a primeira missão à Lua, a Nasa irá realizar outro programa com destino ao satélite. Chamado de programa […]

22 jul, 2025
Foto destaque: Astronauta Buzz Aldrin, em missão Apollo 11, fotografado por Neil Amstrong, primeiro homem a pisar na Lua (reprodução/Bettmann/Getty Images Embed)
Foto destaque: Astronauta Buzz Aldrin, em missão Apollo 11, fotografado por Neil Amstrong, primeiro homem a pisar na Lua (reprodução/Bettmann/Getty Images Embed)
Nova missão da Nasa levará astronautas à Lua novamente

A primeira e única vez em que um homem pisou na Lua foi em 1972, e até hoje é considerada um dos eventos mais gloriosos e importantes da humanidade. Séculos após o programa Apollo, responsável por realizar a primeira missão à Lua, a Nasa irá realizar outro programa com destino ao satélite. Chamado de programa Artemis, a missão representa o retorno do ser humano à Lua. 

Com previsão de lançamento para 2027, o projeto envolve uma série de missões preparatórias, com diferentes etapas para garantir o sucesso da jornada dos astronautas ao satélite terrestre. Após encerrar as viagens à Lua na década de 70, devido aos custos, a Nasa retoma os esforços de exploração com essa nova missão, focando não somente no retorno, mas também em criar a possibilidade de presença contínua do ser humano em seu solo. 

Missões e astronautas

O programa foi dividido em sete missões, com objetivo de retornar à Lua e a estudar. O programa não deve acontecer rapidamente, sendo necessário várias missões para alcançar o objetivo final, estabelecendo a presença humana no solo a longo prazo. Vale ressaltar que a primeira missão ocorreu em 2022, quando a Nasa enviou um voo sem tripulantes somente para sobrevoar a Lua. Já a segunda missão, denominada Artemis II, está programada para ser o primeiro voo com tripulantes, para testar a nave usada. Novamente, a nave somente irá sobrevoar o satélite, sem realizar pouso e tem previsão para ocorrer em abril de 2026, após ser adiada duas vezes em 2024 e 2025.

Na terceira missão, os tripulantes finalmente poderão pousar no solo da Lua. Vai ser a primeira missão do programa em que o ser humano irá retornar à superfície do corpo celeste após 50 anos. O pouso está previsto para acontecer na região polo sul lunar e a data está marcada para 2027. A quarta missão está marcada para ser o segundo pouso dos astronautas na Lua e como o início da montagem da construção da primeira estação espacial no satélite, e deve acontecer em 2028.

A quarta missão tem como previsão 2030 e deve levar novos astronautas para realizarem pesquisas. Na penúltima missão, a sexta, irá ocorrer a configuração da câmara de ar para o uso dos tripulantes e cientificamente. Já a sétima e última missão, está prevista para transportar um rover de habitação lunar até a superfície do satélite. Esse será um passo essencial para o início da construção da base permanente. 

Os quatro astronautas a participarem da segunda missão do programa Artemis são: Reid Wiseman (comandante da missão); Victor Glover (piloto da missão); Christina Koch (primeira especialista da missão); e Jeremy Hansen (segundo especialista da missão). Christina Koch vai ser a primeira mulher a sobrevoar a Lua, enquanto Jeremy Hansen será o primeiro canadense a viajar para fora da órbita terrestre. 

Primeira viagem à Lua

A primeira viagem do ser humano à Lua foi, e ainda é, considerado o evento mais importante da humanidade nos estudos espaciais. A missão Apollo ocorreu entre 1969 e 1972, com o primeiro pouso em 1969. Ao todo, foram realizados seis pousos tripulados, com destaque para o Apollo 11, que foi a primeira missão com sucesso onde humanos pisaram na Lua. 


Um dos últimos homens a pisar na Lua, Eugene Cernan, posando junto a bandeira americana (Foto: reprodução/Heritage Images/Getty Images Embed)


 A última missão realizada foi a Apollo 17, onde os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt foram os últimos humanos a pisarem no nosso satélite. O cancelamento repentino do programa Apollo, após essa última expedição, ocorreu devido a altos custos e mudanças de prioridades da Nasa, já que o objetivo principal – que era pousar na Lua – havia se concretizado. Após décadas sem humanos pisarem na Lua, o programa Artemis surge como uma nova possibilidade, com novas tecnologias avançadas e colaboração entre países.

Mais notícias