Produção de veículos no Brasil cai em setembro, mas trimestre registra alta

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
2 min de leitura

O mês de setembro viu uma queda de 11,4% na produção de veículos no brasil com relação a agosto, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (7), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No entanto apesar dessa queda mensal, a Anfavea ressalta que o total de 736 mil veículos fabricados entre julho e setembro representa o melhor desempenho para um trimestre nos últimos cinco anos, algo que demonstra uma melhora na indústria.

No acumulado setor demonstra crescimento

No acumulado de 2024, a montagem de veículos no Brasil cresce 7%, totalizando 1,874 milhão de unidades. As vendas, que incluem carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, também refletem um padrão semelhante. Em setembro, foram emplacadas 236,3 mil unidades, uma leve queda de 0,4% em comparação ao mês anterior, mas um crescimento expressivo de 14,1% no ano, somando 1,86 milhão de veículos.


Linha de produção de veículos (Foto: reproduçao/AFP/MIGUEL SCHINCARIOL/Getty Images Embed)


Outro destaque revelado pela Anfavea foi o aumento nas exportações, que, embora abaixo das expectativas do setor, subiram no terceiro trimestre para 119 mil unidades, em comparação com 83 mil no período anterior. No entanto, no acumulado do ano, as exportações totalizam 284 mil veículos, uma queda em relação às 323 mil unidades exportadas no mesmo período do ano passado, isso não chega a ser uma preocupação diante ao mercado que mesmo com a queda ainda se demostra aquecido.

Importações também tiveram alta

As importações também tiveram um crescimento significativo no terceiro trimestre, totalizando 124 mil veículos, um aumento em relação a 90 mil no primeiro trimestre e 107 mil no segundo. No acumulado do ano, as importações subiram de 237 mil unidades em 2023 para 322 mil em 2024. A Anfavea ainda informou que entre 70 mil e 80 mil carros importados estão em estoque, a maior parte oriunda da China, que vem vendo suas marcas principalmente no setor de carros elétricos crescendo dentro do país nos últimos anos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile