Tesla oferece teste gratuito de assistência ao motorista aos clientes nos EUA

2 min de leitura
Interior de um Tesla (Foto: reprodução/X/@tesla)

Elon Musk anunciou na segunda-feira (25) que a Tesla estará oferecendo aos clientes norte-americanos um mês de teste gratuito de sua tecnologia de assistência ao motorista, conhecida como Full Self-Driving (FSD). Essa decisão vem em meio à pressão das vendas e das margens da empresa devido à demanda mais fraca e à concorrência de preços.

Musk tem promovido há bastante tempo o software FSD como um possível impulsionador de lucros para a Tesla, embora a promessa de autonomia total ainda não tenha sido cumprida totalmente. O software, que normalmente custa US$ 12 mil, enfrentou escrutínio regulatório e legal sobre sua segurança e publicidade.


Carros da Tesla
Carros da Tesla (Foto: reprodução/Mike Blake/Reuters)

Desafios e oportunidades para a Tesla

O anúncio de Musk coincide com a estratégia da Tesla para reverter a tendência de queda na adoção do FSD entre os clientes nos EUA. De acordo com o pesquisador Troy Teslike, a “taxa de aceitação do FSD” diminuiu, com apenas cerca de 14% dos clientes da Tesla adquirindo o pacote no terceiro trimestre de 2022, em comparação com um pico de 53% no terceiro trimestre de 2019.

O impacto nas margens e na competitividade

Além disso, as margens da empresa têm sido afetadas pela guerra de preços com concorrentes e por um crescimento mais lento das entregas. A Tesla também enfrenta desafios na produção de seu próximo veículo elétrico. No entanto, o teste gratuito do FSD e a oferta de uma assinatura mensal por US$ 199 visam atrair mais consumidores e impulsionar os resultados da empresa no mercado automotivo em constante evolução.

Para piorar, ao divulgar o seu balanço do 4º trimestre de 2023, apontou que deverá entregar menos carros esse ano para se concentrar na produção de seu novo modelo de veículo elétrico

Com mais consumidores experimentando a tecnologia, a Tesla espera aumentar a adoção do FSD e consolidar sua posição no mercado de veículos elétricos.

MARCADA:
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile