Por 40 milhões de euros, Bruno Guimarães deve ir do Lyon ao Newcastle

Marlley Lourenço Por Marlley Lourenço
3 min de leitura

O Lyon, atual clube do meio-campo brasileiro Bruno Guimarães, aceitou uma oferta do Newcastle pelo atleta no valor de 40 milhões de euros (aproximadamente, R$ 245 milhões). Agora, falta o acerto entre o jogador e o clube inglês, que é o mais novo rico do futebol europeu. A expectativa é que o acerto entre as partes aconteça ainda hoje.   

Bruno Guimarães é titular e destaque do clube francês, ao qual chegou em 2019 após ser vendido por 20 milhões de euros pelo Athletico-PR. Caso a transferência da França para a Inglaterra realmente ocorra, o clube francês deverá repassar 20% do lucro ao clube brasileiro.

Vivendo difícil momento na Premier League, o campeonato inglês, o Newcastle busca reforços com o objetivo de evitar o rebaixamento. No momento, o time é o antepenúltimo da tabela de classificação, 18º colocado, dentro da zona de rebaixamento. Com 21 partidas disputadas até aqui, são apenas 15 pontos conquistados de 63 possíveis.


Técnico Eddie Howe durante treino na semana passada. (Foto: Divulgação/Newcastle FC)


No ano passado, o clube foi comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita. Como a temporada europeia, que começa no segundo semestre, já havia começado quando a compra foi feita, essa é a primeira janela de transferências sob o comando do novo dono. Até o momento, o lateral direito Trippier (ex-Tottenham e ex-Atlético de Madrid) e o atacante Chris Wood (ex- Burnley) são os únicos reforços. 

Durante a atual pausa no campeonato para a Data FIFA, a equipe inglesa fará uma viagem ao país dos novos donos. ONGs de direitos humanos, como a Anistia Internacional, consideram que a viagem será uma “oportunidade de Relações Públicas” para as autoridades sauditas, como uma forma de limpar a imagem com o futebol, o chamado “sportswashing”. O país é vinculado à violação dos direitos humanos e acusado de envolvimento no assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018.

O técnico Eddie Howe tem sido muito questionado sobre o tema.

“Eu não sei os detalhes até o momento. É uma decisão futebolística. Estamos fazendo isso para benefício dos jogadores, em nossa luta para continuarmos na primeira divisão. Esse é meu único pensamento. Tudo sobre a viagem será de primeira classe, e os jogadores serão muito bem cuidados”, afirmou o treinador, na última sexta-feira (21).

Foto destaque: Bruno Guimarães atuando pelo Lyon. Reprodução/Damien LG/Lyon

Deixe um comentário

Deixe um comentário