Brasil defende “lar seguro para o povo palestino” em reunião do BRICS

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (21) de uma reunião virtual do grupo Brics organizada pela África do Sul para discutir a situação atual da Faixa de Gaza. Na reunião, o presidente Lula afirmou que a única maneira de garantir a paz é o reconhecimento de um “Estado palestino viável”.

Reunião

A reunião contou com a participação de todos os países que compõem o grupo: Brasil, Rússia. Índia, China e África do Sul. Representantes de países que devem integrar o grupo no ano que vem, como Etiópia, Emirados Árabes, Irã, Arábia Saudita, Egito e Argentina, também participaram da reunião.

O foco principal é o conflito entre Israel e a Palestina, que acontece desde outubro, quando o grupo Hamas bombardeou território israelense, incitando uma resposta das forças israelenses, que passaram a atacar Gaza, onde vive o povo palestino.


Grupo Brics é formado pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. (Reprodução/Governo Federal/Ricardo Stuckert/PR)


Lula afirmou que a guerra é em decorrencia das “décadas de frustração e injustiça, representada pela ausência de um lar seguro para o povo palestino”. O presidente também afirmou ser necessário focar a atenção na Cisjordânia, onde assentamentos ilegais israelenses estão se firmando. “O reconhecimento de um Estado palestino viável, vivendo lado a lado com Israel, com fronteiras seguras e mutuamente reconhecidas, é a única solução possível”.

O presidente voltou a nomear o ataque do grupo Hamas como terrorista, mas também condenou o uso de força de Israel contra civis.

Defesa

O presidente Lula afirma que o Brasil não acredita que a paz pode ser conquistada apenas pela força das armas, e alerta que o grupo Brics deve atuar para que a guerra não se alastre para países vizinhos. Lula diz que confia que o grupo tem potencial de mobilizar as forças políticas e diplomáticas em razão da resolução do conflito, e confirmou que o Brasil seguirá apoiando decisões que levem a uma solução.

As falas do presidente não foram transmitidas pelas redes sociais oficiais do governo brasileiro, mas a assessoria de imprensa do presidente divulgou uma transcrição do discurso durante uma chamada de vídeo.

 

 

Foto destaque: Presidente Lula participa de reunião virtual do Brics e defende criação de Estado palestino. Reprodução/Sputnik Brasil/Grigory Sysoev.

Deixe um comentário

Deixe um comentário