NASA estuda exoplanetas com elementos propícios à vida

Editoria Imag Por Editoria Imag
2 min de leitura

A agência espacial norte-americana descobriu, em estudo recente, a existência de oceanos de água líquida debaixo de camadas de gelo em 17 exoplanetas, astros que estão fora do Sistema Solar, orbitando uma estrela diferente do Sol. Mesmo sob espessas crostas congeladas, os mares habitáveis poderiam permitir a presença de vida nesses planetas. 

Aquecimento interno

A pesquisa, liderada pela geofísica Lynnae Quick, também descobriu gêiseres, espécies de fontes termais, que, periodicamente, tem erupções, expulsando água para o ar. Segundo a estudiosa, mesmo com as superfícies de gelo, os 17 planetas recebem um aquecimento interno proveniente da decomposição de elementos radioativos e forças de maré de suas estrelas hospedeiras.


Lynnae Quick, cientista da NASA, é especialista em vulcanismo e mundos oceânicos (Foto: reprodução/AirandSpaceMuseum)


Geralmente, a NASA analisa exoplanetas em zonas habitáveis, isto é, próximos a suas estrelas, como a Terra. Entretanto, essa empreitada astrofísica foca em corpos distantes do centro de seus sistemas planetários, com a possibilidade de possuírem oceanos “escondidos”. É o caso das luas Europa, de Júpiter, e Encélado, de Saturno, usadas como modelo para saber a temperatura desses mundos tão longínquos.

Descobertas científicas 

Os pesquisadores também estimaram a temperatura interna da órbita desses corpos celestes e a espessura das camadas congeladas de suas superfícies. Destaque para os exoplanetas Proxima Centauri b e LHS 1140 b, pois possuem um oceano líquido relativamente próximo ao seu solo. 


Um gêiser é uma espécie de fonte termal que expele água e vapor d’água (Foto: reprodução/HelloTickets)


Além disso, descobriram uma atividade geológica considerável através de gêiseres, que poderiam emitir partículas geladas e “brilhar” mais seu chão, facilitando uma análise mais aprofundada dos cientistas. Isso permitiria determinar a composição desses astros e o verdadeiro potencial de vida deles. 

 

Foto destaque: Exoplanetas estão fora do Sistema Solar, logo, orbitam outras estrela diferente do Sol (Reprodução/Toda Matéria)

Deixe um comentário

Deixe um comentário