Um menino de 4 anos foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (18), embaixo do banco da van escolar responsável pelo transporte da criança, no bairro da Mooca, leste de São Paulo. A vítima foi identificada como João Alisson e ele estava no último ano da creche.
Incidente
Segundo informações divulgadas pelo g1, a motorista da van disse que levou o menino à escola Centro de Educação Infantil (CEI) Brás-Mooca, pela manhã. Ao ir buscá-lo, foi informada que a criança não tinha sido deixada no local. Ao abrir a porta da van, encontrou o menino já morto. Ela afirma que no momento de deixar as crianças na escola, estacionou o veículo e realizou outras atividades.
De acordo com as informações iniciais da Polícia Militar de São Paulo, o menino teria sido encontrado embaixo do banco do veículo. “No momento em que ela foi buscar as crianças na escola, notou que o menino não estava lá. Ela foi até a van e localizou o corpo. Prontamente, a mulher acionou a PM.”. A motorista, de 52 anos, foi presa em flagrante por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
A criança foi esquecida na van em um dia de temperaturas altas. (Foto: reprodução/CNN)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi até o local e tentou reanimar a criança, sem sucesso, e o óbito foi constatado no local. O caso foi encaminhado para a 8º Delegacia de Polícia. Durante a tarde de segunda, alguns termômetros de rua na capital paulista marcaram 35ºC. As altas temperaturas podem ter sido responsáveis pela morte do menino.
O Departamento de Transportes Públicos (DTP) afirmou que a van é de serviço privado e não tem nenhuma ligação com as vans de Transporte Escolar Gratuito fornecidas pela prefeitura. O veículo está em situação regular e foi vistoriado em março deste ano, assim como as documentações das motoristas.
O DTP afirmou que irá protocolar um processo administrativo para a cassação do cadastro municipal de condutores escolares das motoristas e a licença da van escolar. A família do menino irá receber apoio de psicólogos e psicopedagogos.
Segundo caso
Há pouco mais de um mês, no dia 14 de novembro, outro menino, de 2 anos, também morreu após ter sido deixado em uma van escolar num estacionamento no bairro Vila Maria, zona norte de São Paulo, em um dia de temperaturas altas. O motorista e a auxiliar conseguiram liberdade provisória após audiência de custódia.
Foto destaque: Menino de 4 anos morre em van escola, em São Paulo. (Reprodução/Instagram/@vivaabc_)