Já nos primeiros dias de 2024, a Globo arrecadou mais do que a Record, SBT, e Band juntas arrecadam em um ano: um total de R$ 3,110 bilhões com pacotes comerciais, o que é um recorde histórico para a emissora. São apontados dois principais contribuintes para tamanha arrecadação: a venda de patrocinadores para o futebol brasileiro transmitido, e o reality show BBB 24, que tem início nesta segunda-feira (8).
Globo
Para fins de comparação, os dados das concorrentes podem ser analisados: a Record, SBT, e Band somadas, arrecaradaram R$ 2,739 bilhões ao longo do ano inteiro de 2022, segundo o que constou no balanço financeiro oficial divulgado. É uma diferença drástica, considerando a escala de tempo, e o fato de que a Globo é apenas uma emissora competindo com o resto do setor.
Tadeu Schmidt apresenta o BBB 24, show que sozinho rende mais do que várias emissoras (Foto:Reprodução/@tadeuschmidt)
BBB e Futebol
No quesito futebol, por exemplo, a Globo vendeu cotas de patrocínio para a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro no valor de R$ 260 milhões cada. Foi um total de oito cotas, que somadas compõem um total de R$ 2,080 bilhões, apenas com patrocínio de futebol.
Já com respeito ao Big Brother Brasil (BBB), amplamente considerado o maior reality show do Brasil, em sua 24ª edição já estava com todos as 20 vagas de patrocinadores preenchidas dois meses antes da estréia. Foram oferecidos três tipos diferentes de cotas, sendo a Big (R$ 114,4 milhões), Camarote (R$ 87,4 milhões), e Brother (R$ 20,6 milhões).
Patrocinadores
As oito cotas do futebol brasileiro foram compradas pela Natura, Dorflex, Amazon, Ambev, Betnacional, Itaú, Stellantis (Fiat e Jeep), e Vivo. Já as do BBB 24, estão representadas pela Ademicon, Amstel, Chevrolet, Downy, Esportes da Sorte, Hypera Pharma, McDonald’s, Mercado Livre, Pantene, Rexona, CIF, iFood, Latam, Delícia, Kwai, Nestlé, Oi, Electrolux, Seara e Stone.
Ainda por cima, a arrecadação, até o momento, deve aumentar significativamente conforme sejam apresentadas outras oportunidades de patrocínio que devem abrir ao longo do ano de 2024. Já estão sendo encaminhados os patrocinadores da Libertadores da América, que se tiver todas as cotas vendidas poderá deixar a Globo com um rendimento total de R$ 3,5 bilhões em publicidade nesse ano.
Foto Destaque: Logo da Globo. (Reprodução/Youtube/TV Globo)