RS sofrerá com fortes temporais por conta de ciclone extratropical

Beatriz Lima Por Beatriz Lima
2 min de leitura

As próximas horas na região do Rio Grande Do Sul possuem uma grande probabilidade de serem marcadas por ventanias e mais chuvas. A temperatura está instável por conta de um ciclone em alto-mar que está previsto para sexta-feira (19). Esse estado também foi atingido por fontes temporais na terça-feira (16).


Ciclone extratropical em destaque (Foto: reprodução/ Pixabay)


Consequências do ciclone extratropical

Ainda se recuperando dos estragos causados pela chuva anterior, a previsão do tempo aponta que mais volumes de chuva tem probabilidade de caírem sobre o território nesta quarta-feira (17).

Segundo informações divulgadas pela Clima Tempo Meteorologia, tanto o norte do estado do Rio Grande do Sul quanto o Litoral Norte serão os locais mais afetados durante a ventania no dia 18. De fato, isso ocorrerá por consequência de uma baixa pressão atmosférica, que é responsável por anteceder a criação de um ciclone extratropical.

Alertas na região

De acordo com as notícias a respeito do clima por Cátia Valente, a meteorologista da Sala de Situação do governo do estado, diversas áreas devem se preparar para os fortes temporais. “Mais para o final do dia, podem ocorrer novos temporais, a exemplo do que ocorreu na noite passada (de terça). Então, toda a região que compreende Porto Alegre, Região Metropolitana, Litoral Norte e partes também dos Vales ainda podem registrar chuvas intensas e ventos fortes, principalmente ao final do dia, durante a noite e na próxima madrugada”, comunicou.

Para alertar e conscientizar os moradores da região sulista, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se encontra com três alertas para o RS em diferentes horas do dia, sendo eles: vermelho (grande perigo), laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial).

Além disso, a Climatempo reforça para a população que existe uma previsão de rajadas moderadas por conta da baixa pressão, apesar das ventanias já esperadas por conta de sua associação com as fortes tempestades.

Foto Destaque: Temporal em foco. (Reprodução/Herbert Weil/Arquivo Pessoal/ G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário