Sauna é interditada em Madri, e Espanha registra 30 casos de infecção de varíola dos macacos

Sabrina Cumming Por Sabrina Cumming
4 min de leitura

Nesta sexta-feira (20), uma sauna em Madri foi interditada pelas autoridades sanitárias como precaução após suspeita de casos de varíola dos macacos entre os frequentadores do local.

A Espanha atualmente é um dos países da Europa com maior número de casos desta infecção, segundo balanço que foi divulgado neste sábado (21). Chegando a 30 o número de infectados.

O estabelecimento chamado Sauna Paraíso, funciona como espaço de lazer e sexo para homens. A administração municipal citou o local como foco de um possível surto na capital espanhola.

A maioria dos casos positivos está associada a esse foco“, explicou Enrique Ruiz Escudero, conselheiro de Saúde da Comunidade de Madri.

Em nota, a sauna afirmou que permanecerá fechada pelos próximos dias e pediu que seus frequentadores tenham a responsabilidade individual de evitar qualquer transmissão

Além dos 30 já identificados, outros 18 casos suspeitos estão sob investigação na Espanha, 15 na região de Madri, dois nas Ilhas Canárias e um na Andaluzia. A Saúde na Espanha é de responsabilidade das suas regiões autônomas, motivo pelo qual o balanço global não é imediato.


Interior da Sauna Paraíso Reprodução/Facebook


Sobre a transmissão

Alguns dos casos estão ocorrendo em homens que mantem relações sexuais com outros homens (HSH), portanto a via sexual de transmissão também está sendo investigada pelas autoridades de saúde mundiais.

A epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ressalta que a doença não está restrita apenas à orientação sexual: “Se você é um homem que faz sexo com outro homem e tem uma relação estável (parceiro fixo), a chance de ter infecção sexualmente transmissível é ~0%. Assim como se você é um homem que faz sexo com mulher. Ou mulher que faz sexo com mulheres

Se você tem múltiplos parceiros, e ao ter relação sexual não usa preservativos e tem um comportamento de risco, sua chance aumenta bastante. As combinações são infinitas. Portanto, não é sua orientação sexual que transmite doença, é a forma que você escolheu para viver sua sexualidade“, disse Maciel.

Surto na Europa

Mais de 100 casos desta infecção viral, mais comum na África Ocidental e Central, já foram relatados na Europa. É uma infecção leve, com sintomas que incluem febre, dores de cabeça e uma erupção cutânea distinta.

Vinte casos foram detectados na Grã-Bretanha, onde as autoridades estão oferecendo uma vacina contra a varíola a profissionais de saúde e outros cidadãos que possam ter sido expostos.

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido disse que uma proporção notável de casos recentes na Grã-Bretanha e na Europa foi encontrada em homens gays e bissexuais.

A Espanha está avaliando diferentes opções terapêuticas, como antivirais e vacinas, mas até agora todos os casos apresentaram sintomas leves e nenhum tratamento específico foi apresentado.

Em Portugal, os 23 casos identificados continuam em acompanhamento clínico, mas nenhum foi hospitalizado pois estão todos estáveis, segundo a autoridade de saúde.

 

Foto em destaque: Fachada da Sauna Paraíso em Madri Reprodução/DestiMap

Deixe um comentário

Deixe um comentário