No último sábado, (27), nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a equipe feminina de natação da Austrália conquistou o tetracampeonato olímpico no revezamento 4×100, onde chegaram com grande favoritismo e o fizeram valer. Junto ao tetra, infelizmente um comentário chamou atenção na transmissão da Eurosport, onde o jornalista Bob Ballard proferiu falas sexistas em relação às atletas que haviam sido campeãs olímpicas. Bob foi demitido da emissora e se desculpou após o ocorrido.
Comentário de Bob Ballard
Na transmissão do tetracampeonato da equipe australiana na natação, da emissora Eurosport, o comentarista Bob Ballard teve falas machistas, quando mesmo após o título histórico das mulheres australianas, ele disse que as mulheres estavam terminando, que apenas andam por aí e se preocupam com a maquiagem.
Uma companheira de transmissão, a também nadadora Lizzie Simmonds, definiu o comentário de Bob, como “ultrajante”. A fala teve repercussão negativa instantaneamente, principalmente nas redes sociais, com muitas críticas ao comentarista.
A emissora Eurosport se pronunciou rapidamente sobre o infeliz comentário de Bob, dizendo o seguinte, anunciando a demissão do mesmo:
“Durante um evento da cobertura do Eurosport na noite passada, o comentarista Bob Ballard fez um comentário inapropriado… Para esse fim, ele foi removido da nossa lista de comentaristas com efeito imediato.”
Pronunciamento da emissora Eurosport
Pedido de desculpas
Após a confirmação da demissão, Bob Ballard se pronunciou em um comunicado pedindo desculpas pela fala machista em relação às australianas. Ele disse que não foi sua intenção causar nenhum tipo de ofensa ou menosprezo, dizendo ser um defensor do esporte feminino. Completou falando sobre como irá sentir saudades dos companheiros da Eurosport.
Bob tem uma carreira de mais de 40 anos na locução esportiva, com foco em esportes aquáticos, como mergulho, polo aquático e claro, natação.