Fila de espera para acessar o caixão da rainha Elizabeth II, que está em Westminster Hall, Londres, chega a oito quilômetros de distância, nesta quinta-feira (15). O tempo de espera já passa das oito horas. A monarca, que morreu em 8 de setembro, recebeu homenagens e despedidas do mundo inteiro.
O velório contou com mais de mil auxiliares incluindo samaritanos, a Cruz Vermelha e a Polícia Metropolitana, para auxiliar os que estão na fila por horas, e também com a distribuição de água. O caixão vai ficar exposto em uma plataforma, coberto com Estandarte Real (Bandeira que pertence a Carlos III mediante a sua condição de monarca britânico), com a coroa imperial do Estado, o orbe e um centro de flores brancas.
Mapa da rota da fila até o velório da rainha Elizabeth II (Foto: Reprodução/Governo do Reino Unido)
Cerca de 75 mil pessoas esperavam para entrar no Westminster Hall, na quarta- feira (14). Muitas pessoas enfrentaram chuva, e até dormiram na calçada para garantir seu lugar na fila. O governo conjectura que 750 mil pessoas devem ter acesso ao caixão da rainha, durante cinco dias que será velado.
As pessoas esperam ao longo da margem do rio Tâmisa. Estão recebendo pulseiras numeradas para poderem sair da fila, sem perder o lugar.
O corpo da rainha foi levado a cortejo, na quarta-feira (14), do palácio para o parlamento do Reino Unido, onde ficará exposto até segunda-feira (19). Depois, será enterrado na capela São Jorge, no Castelo de Windsor, após o funeral.
Vai acontecer a chegada de vários chefes de Estado no País, que ficaram alojados no Royal Hospital, uma antiga casa de repouso pertencente a ex-militares no oeste de Londres.
Foto destaque: Milhares formam fila em Londres para prestar homenagem à rainha Elizabeth. Reprodução/Hesther Ng/SOPA Images/LightRocket via Getty Images