O ciclone extratropical que está previsto para atingir o Sul do Brasil está semana pode ter algumas características e impactos específicos. Confirmado para chegar nesta quarta-feira (23), entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, tem potencial para fortes ventos na região sul até o fim desta semana.
Informações do Inmet
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos podem ultrapassar a margem de 80 km/h, áreas de instabilidade provocadas pelo calor e umidade associada ao sistema de baixa pressão que irão provocar pancadas de chuvas no oeste do Paraná e também centro-oeste do Planalto sul de Santa catarina.
Ainda segundo o site, à medida que o ciclone se forma, provocará volumes altos de chuvas e ventos fortes, e nesses casos o sol também aparecerá por alguns momentos e fará o tempo ficar calmo, mas logo em seguida o céu fica encoberto.
A previsão da chegada no centro oeste de São Paulo, sul, Mato Grosso do Sul e Paraná, deve ser entre a madrugada de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira e poderão ocorrer tempestades com raios intensos.
Formação e movimento
Esses ciclones geralmente se formam em áreas de baixa pressão e estão associados a frentes frias. Eles podem se deslocar rapidamente, influenciando o clima em várias regiões, são uma característica marcante dos ciclones extratropicais e podem ocorrer rajadas de vento causando danos em árvores, estruturas e afetando a energia elétrica.
As chuvas podem ser benéficas para algumas regiões, mas também podem causar danos a plantações que não estão preparadas para tanta umidade, é fundamental acompanhar as atualizações meteorológicas e as orientações das autoridades locais sobre como se proteger durante esse período, e pedir ajuda se for necessário.
Se possível, permaneça em casa durante as fortes chuvas. Se precisar sair, evite áreas propensas a alagamentos, esses cuidados podem ajudar a minimizar os riscos durante chuvas fortes.