A Faculdade de Americana – FAM realizou, entre os dias 27 a 29 de setembro, ações internas e externas com intenção de divulgar a necessidade de cuidar da saúde mental. As atividades foram realizadas por alunos dos cursos de Pedagogia, Letras, Enfermagem, Biomedicina, Estética e Psicologia.
O Setembro Amarelo é um mês que trabalha ativamente conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção ao suicídio, tema que ainda é visto como tabu.
(Foto: Divulgação)
Durante os três dias de eventos, os alunos realizaram entrega de fitilhos amarelo, apresentação de músicas e poemas, plantão de dúvidas sobre saúde mental, massagens, ações de conscientização nos semáforos, entre outras atividades.
De acordo com o site setembroamarelo.com, o suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.
(Foto: Divulgação)
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio.
Foto Destaque: Divulgação