Astronautas da NASA votam diretamente do espaço

Exercendo a cidadania a 332 km da Terra, astronautas da NASA participam das eleições a bordo da Estação Espacial Internacional

Andressa de Paula Por Andressa de Paula
2 min de leitura
Foto destaque: Astronautas da NASA, Jasmin Moghbeli, Andreas Mogensen, Loral O'Hara e o astronauta Satoshi Furukawa da JAXA (reprodução/Instagram/@iss)

Durante as eleições dos Estados Unidos, os astronautas americanos a bordo da Estação Espacial Internacional participam das eleições dos Estados Unidos. O direito ao voto alcança até o espaço sideral. Em parceria com as autoridades eleitorais, a NASA desenvolveu um sistema que torna o procedimento de votação no espaço viável e seguro para que os cidadãos no espaço possam exercer sua cidadania. Esse processo é estruturado cuidadosamente, os votos são criptografados antes de serem transmitidos via satélites para a Terra.

Processo seguro e confidencial

Desde 1997, a partir de uma legislação do Texas, os astronautas têm a possibilidade de participar ativamente das eleições. Eles recebem em missões uma cédula de voto eletrônica. O sistema é planejado de forma cuidadosa, ao preencher a cédula, o voto é enviado para a Terra, por meio de um sistema criptografado. Desse modo, os astronautas conseguem votar com a mesma segurança que qualquer outro eleitor do território americano, tendo sua confidencialidade e precisão garantidas.

O papel da NASA e dos Condados

Para que o processo de votação seja possível em meio ao espaço, a NASA trabalha em parceria com os condados dos astronautas. Cada astronauta solicita a sua cédula no período de um ano antes da eleição, pois assim há tempo para realizar ajustes e testes. Trata-se de um processo que exemplifica como a tecnologia e a cooperação institucional possibilitam a democracia, além dos espaços da Terra.


Astronautas
Astronautas Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, engenheiras da NASA, dentro da cúpula da Estação Espacial Internacional segurando a primeira história em quadrinhos da NASA “First Woman” (Foto: reprodução/Instagram/@iss)

Inspiração e impacto

Além de se tratar de um marco tecnológico, a votação dos astronautas inspira os outros cidadãos a exercerem sua participação eleitoral, mostrando que, mesmo em órbita no espaço, é possível exercer o direito ao voto e à cidadania.