Brasil é a única seleção a utilizar todos os convocados na Copa 2022

Mylena Abreu Por Mylena Abreu
3 min de leitura

A inclusão do goleiro Weverton, do Palmeiras, na vitória sobre a Coreia do Sul deu à seleção brasileira um marco nunca alcançado pelo país na história da Copa do Mundo: a inclusão de todos os jogadores convocados durante as partidas. 

Nunca nas 21 edições anteriores do Mundial se inscreveram tantos representantes da seleção como em 2022. Não só em números absolutos, porque apenas 26 jogos foram disputados no Qatar, mas também em termos percentuais. Em três jogos, Tite utilizou 100% do elenco. 


 

Convocados Copa do Mundo 2022- (Foto: Reprodução/CBF)


O Brasil só conseguiu dar a volta por cima ao garantir a vaga nas oitavas de final com uma rodada de classificação, permitindo ao técnico Tite escalar toda a equipe reserva na derrota por 1 a 0 para Camarões no jogo final da primeira fase. O jogo também contou com a presença de Ederson, Daniel Alves, Bremer, Fabinho, Everton Ribeiro e Pedro. 

Assim, restava a Weverton entrar em campo para a partida do Mundial de 2022. Com o goleiro entrando como substituto de Alisson aos 35 minutos do segundo tempo, na partida contra os sul coreanos, a seleção brasileira utilizou todos os 26 jogadores pelo menos uma vez nesta Copa. 


 

Weverton entrou no segundo tempo da goleada de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul- (Foto: Reprodução/FIFA)


Tal remate, claro, teve como principal objetivo dar um descanso maior a quem provavelmente vai começar os oitavas-de-final, mas também “oportunizar”, verbo que Tite gosta de usar, a todos os atletas que foram para a Copa. 

Em segundo lugar estão França e Portugal, com 24 jogadores nesta edição do Mundial. Assim como o Brasil, a dupla conseguiu se classificar para as oitavas de final com uma eliminatória e jogadores sobrando na última rodada da fase de grupos. 

Arábia Saudita e Suíça completam os cinco primeiros. Dos 32 países participantes da Copa do Mundo no Catar, Croácia, Equador e País de Gales, as seleções apresentaram menos jogadores diferentes. 

 

Foto destaque: Convocados da seleção brasileira na Copa 2022 – Reprodução: Lucas Figueiredo/CBF

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário