Na última quinta-feira (22), o presidente eleito Luíz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou mais nomes para os ministérios de seu governo.
O presidente até ganhar as eleições fez mistério quanto aos escolhidos, mas garantiu que haveria representatividade nos cargos. Até o momento são 21 ministros anunciados, Lula ainda precisa definir os nomes de 16 pastas e de grandes estatais: como Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
As vagas mais importantes são: Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, Ministério da Previdência Social. Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Ministério dos Transportes, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Turismo, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa e Correios.
A senadora e também candidata à presidência deste ano de 2022, Simone Tebet (MDB), foi grande apoiadora do candidato do PT no segundo turno das eleições e por conta disso muitos acharam que a mesma já teria um cargo de ministra garantido no governo. No entanto, o nome de Tebet ainda não foi anunciado e ela se encontrará com Lula hoje em Brasília. Ela é cotada em três pastas: Ministério das Cidades, do Planejamento e do Meio Ambiente.
O presidente eleito Luíz Inácio Lula da Siva em anúncio dos ministros do seu governo. (Foto: Reprdução/UOL).
O desejo da senadora era assumir a pasta de Desenvolvimento Social, mas o ministério acabou ficando com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI). Marina Silva (Rede-SP) é a mais cotada para o Meio Ambiente. O nome de Tebet também foi especulado para o cargo, mas a senadora indicou que não quer a disputa com Marina.
As pastas ainda sem nomes definidos são: Esporte, Povos Indígenas, Comunicações, Pesca e Aquicultura, Secom (Secretaria de Comunicação Social), Gabinete de Segurança Institucional e Desenvolvimento Agrário.
Na próxima terça-feira (27) deve acontecer o próximo anúncio de ministros, segundo indicaram duas fontes ligadas ao presidente eleito.
“Na semana que vem terminaremos de escolher os ministros. (…) Tudo pode acontecer nesses próximos dias”, afirmou o próprio presidente.
Foto destaque: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros indicados por ele para o seu governo. Reprodução/Correio Braziliense.