Gasolina sem petróleo está sendo desenvolvida no Chile

Nicolas Pegorare Por Nicolas Pegorare
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E-fuels podem abastecer desde aviões até carros de passeio, ao mesmo tempo em que praticamente anula a emissão de carbono.

A primeira gasolina sintética já está sendo produzida no mundo. O combustível tem um cheiro moderado de álcool e é incolor. A fábrica do combustível sustentável foi inaugurada na última terça (20), em Punta Arenas, na região dos Magalhães, no extremo sul do Chile.

Este local não foi escolhido a toa, mas com o propósito de não só produzir, mas trabalhar a partir da energia verde. Os ventos fortes daquela região são responsáveis por alimentar a indústria, fornecendo mais de seis mil horas de carga máxima de operação, gerando eletricidade verde.

Os funcionários do complexo guardam três amostras do combustível em uma sala reservada, com muitas restrições de acesso. Sendo a primeira o produto bruto, mais parecido com a gasolina convencional, a segunda já com alguns processos passados e a terceira amostra, o combustível refinado. O líquido é cristalino como a água.

Os “e-fuels” são capazes de reduzir drasticamente a emissão de carbono na atmosfera, mas mais do que isso, também pode abastecer qualquer tipo máquina movida a combustão. Desde carros de passeio convencionais até aviões e navios. O projeto foi chamado de Haru Oni,       expressão que significa ventos fortes na língua indígena da região.

Adam Clark é VP Sênior da Siemens Energy para a América Latina e diz que: “É uma das gasolinas mais limpas do mundo entrando em operação. É uma grande inovação sendo feita agora e não no futuro”.

A Siemens Energy se juntou com a startup chilena Highly Innovate Fuels (HIF) e diversas outras empresas internacionais. Essas foram responsáveis pelo projeto, que promete ser parte de uma revolução tecnológica.

Para o processo de fabricação em larga escala, a fábrica utiliza o processo de eletrólise, que separa a água em oxigênio e hidrogênio. Depois é feita a sintetização dos componentes com dióxido de carbono, que gera metanol sintético. O refinamento transforma o composto em gasolina, e aí o e-fuel está pronto.

A Porsche, famosa montadora alemã, também ajudou a financiar e desenvolver o projeto. Durante o batismo de fogo do combustível, a marca abasteceu um 911 992 com as especificações para o campeonato Mobil 1 Supercup. O carro, que é feito exclusivamente para corridas, foi posto para rodar na planta da Porshce e conseguiu realizar os testes normalmente, como se tivesse sido abastecido com combustível fóssil.


Porsche 911 Mobil 1 Supercup. Reprodução/Instagram 


A fase piloto foi capaz de produzir cerca de 750 mil litros por ano. Agora as metas são de 55 milhões de litros/ano do e-gasoline até 2025 e de 550 milhões até 2027.

Os e-fuels podem ser para o futuro uma alternativa a eletrificação dos automóveis, que representa uma ameaça tão grande quanto automóveis movidos a combustível fóssil para o meio ambiente.

 

Foto de destaque. Representação de carro ecológico. Reprodução/Pixabay 

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