Descubra 3 técnicas que aumentam o seu poder de persuasão

Yngrid Horrana Por Yngrid Horrana
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Em artigo publicado na revista Inc., o consultor Justin Bariso compartilhou algumas técnicas que contribuíram para o melhor resultado de suas vendas. Ele confessou, ainda, não ser um amante da função que exerce dentro de sua própria empresa, e que justamente por isso passou a seguir métodos de retórica que posteriormente impulsionariam o seu negócio.

Ele também revelou que parte do conhecimento adquirido se deu graças a uma palestra da qual participou, a alguns anos atrás, sobre técnicas de persuasão. O professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e cientista da computação Patrick Winston apresentou alguns pontos capazes de comprovar que a eloquência com que a pessoa se comunica possui total influência sobre os resultados desejados para uma empresa.

De acordo com Bariso, o discurso do professor Winston no seminário “How To Speak” (Como Falar) apresenta três técnicas relacionadas à voz persuasiva e ao modo como elas devem ser direcionadas no mundo dos negócios. Veja: 

1. Pratique da maneira correta

“Persuasão é uma arte. E, assim como em qualquer arte, você pode aprender a persuadir da maneira que se sentir confortável”, afirma Bariso, que também auxilia pessoas a desenvolverem-se emocionalmente. Ele menciona duas questões pontuadas pelo cientista: Que problema ou ponto problemático você pode ajudar o público a resolver? O que torna a sua solução melhor do que a de outra pessoa? 

De acordo com o consultor, o que Winston queria mostrar é que além de falar bem, é importante que o público-alvo se sinta confortável e próximo de você. Pois assim, as chances de um cliente consumir determinado produto devido à influência de um vendedor persuasivo e carismático aumenta de forma muito mais positiva. 

“Não importa quão incrível seja sua causa ou seu produto; se seu público não se conectar emocionalmente com ele, você nunca os persuadirá a fazer nada”, completa Justin Bariso.


Siga os três passos da persuasão e obtenha sucesso no seu negócio. (Foto: Reprodução/Pexels)


2. Apresente e defenda o seu ponto de vista

“Se você não for apaixonado pelo que tem a compartilhar, ninguém mais será”, diz Bariso. Ele conta que é necessário que você apresente tal produto de acordo com a sua visão sobre ele (é fundamental que você goste da coisa e tenha prévio conhecimento sobre o objeto). Para ter a certeza de que estás fazendo um bom trabalho, pergunte a sim mesmo: “o que torna sua visão diferente da de seus concorrentes?” Seguindo esses passos se tornará mais fácil identificar se o seu trabalho está sendo executado de modo correto e profissional.

3. Comprove a eficiência do produto

“Explique as etapas que seu curso seguirá para criar essa transformação. Se você estiver vendendo um produto físico, não diga apenas o que o produto faz. Explique como ele faz isso”, conta o empreendedor. 

Bariso afirma que é preciso olhar além dos resultados, é necessário enxergar o processo. Na hora de apresentar tal produto a um possível cliente, mostre-o as vantagens e os aprendizados que ele irá adquirir até chegar no principal objetivo. Apresente a versatilidade do produto.

 

Foto Destaque: Técnicas de persuasão. Reprodução/Pexels.

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