Gerson se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro

Rodrigo Fernandes Por Rodrigo Fernandes
3 min de leitura

Gerson foi oficialmente anunciado ao Flamengo nesta terça-feira (3), através das redes sociais do clube e do jogador. Com o valor da transferência, o volante já é considerado a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, isso por conta da variação da cotação entre real/euro que aconteceu entre os períodos em que as maiores transações aconteceram.

O camisa 20 do rubro-negro carioca, custou cerca de 92 milhões de reais aos cofres do clube, quase 20 milhões de euros, quando convertidos. Na primeira passagem do Coringa, o Flamengo desembolsou 49 milhões de reais, em 2019, e vendeu o atleta por 190 milhões de reais para o Olympique de Marselha, tendo um lucro, ao total, de aproximadamente de 53 milhões de reais.

Um fato curioso é que, entre as cinco maiores contratações da história do futebol brasileiro, todas elas foram realizadas pelo Flamengo. A negociação com Gerson, acabou superando os valores pagos à Fiorentina, cerca de 87 milhões de reais, em 2020, para obter o atacante Pedro, que até então, era a maior transferência do futebol nacional.

Atrás de Gerson e Pedro, Éverton Cebolinha (saiu do Benfica) é o terceiro colocado, o ponta esquerda custou os mesmos 87 milhões de reais ao rubro-negro carioca. Gabriel Barbosa (saiu da Inter de Milão) ocupa a quarta posição e custou 79 milhões de reais, e De Arrascaeta (saiu do Cruzeiro) o quinto do ranking, custou 64 milhões de reais.


Gerson sendo apresentado ao Flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)


Gerson vivia uma boa fase no Campeonato Francês, sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, ex-técnico de alguns clubes de grande porte do futebol brasileiro. No meio da segunda temporada atuando no clube do sul da França, o brasileiro acabou perdendo um pouco de espaço na equipe titular, muito por conta da mudança de treinador durante esse período.

Em sua primeira temporada, 2021/22, o volante atuou em 35 partidas entre as 38 rodadas, e foi titular em 82% dos jogos. Ao longo do ano, ele se tornou o terceiro maior goleador do time, com nove gols, e ainda conseguiu servir quatro assistências.

 

Foto destaque: Gerson no Flamengo. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário