O estado do Rio de Janeiro (RJ) registrou na última segunda-feira (09/01) 2.549 casos de Covid-19, e nove mortes foram contabilizadas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A preocupação é com a populção não vacinada e aqueles que não receberam todas as doses, visto que as festividades de Carnaval se aproximam.
De acordo com dados atualizados, até segunda-feira (09/01) o Vacinômetro do estado indicou que 40.473.363 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas, sendo que 14,5 milhões são da primeira dose, 13,2 milhões da segunda dose, 8 milhões da terceira dose e 3,6 milhões da dose de reforço ou quarta dose. Ainda de acordo com o Vacinômetro, 81% da população do Rio de Janerio acima de três anos contam com o esquema vacinal completo, ou seja, primeira e segunda dose aplicadas.
O estado tem 2.712.254 casos confirmados da doença e 76.562 mortes em decorrencia do Coronavírus desde o início da pandemia em 2020. As taxas de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias em postos de saúde e hospitais estão em 55% para as UTIs, e 100% em enfermarias do Rio de Janeiro.
Vídeo informativo sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 lançado pelo Ministério da Saúde (Vídeo: Reprodução/ Youtube)
A vacinação de reforço contra a Covid-19 no estado começou na segunda-feira (09/01) em crianças, e a expectativa é de que ao menos 100 mil doses sejam aplicadas em crianças com idades entre 5 e 11 anos nesta semana. A cidade do Rio de Janeiro possui cerca de 110 mil doses da vacina contra a Covid-19 para serem aplicadas nas crianças como dose de reforço, lembrando que é necessário um intervalo de 4 meses após as duas doses da vacina e a aplicação da dose de reforço.
”A criança é sempre um público de atenção, porque a internação de criança é algo que não é comum, não é para ser comum. Infelizmente, a gente ainda vê crianças não vacinadas sendo internadas”, disse Daniel Soranz, secretário Municipal de Saúde do Rio (SMS).
Ainda de acordo com o secretário Municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, há uma preocupação com o número de pessoas que não retornaram aos postos de saúde para tomar a dose de reforço, o número chega a cerca de um milhão de pessoas. A preocupação é com as festividades de Carnaval que reúnem mihares de moradores e turistas no estado.
Foto Destaque: Imagem de um frasco de vacina contra a Covid-19. Reprodução/ Twitter