Boeing vai aposentar jumbo 747

João Victor Oliveira Por João Victor Oliveira
3 min de leitura

Após mais de cinquenta anos de produção, a aeronave 747 vai ser aposentada pela Boeing. Na próxima terça-feira (31), o último jumbo Boeing comercial na versão cargueiro será entregue à Atlas Air.

Projetada no final da década de 1960 com a pretensão de atender a demanda por viagens em massa, a aeronave acabou tornando os voos acessíveis para americanos de classe média. O primeiro voo do jato decolou de Nova York no início de 1970, com uma capacidade de 350 a 400 pessoas, o dobro do patamar da época.

A inovação trazida pelo 747 fez com que outros jatos bimotores também alcançassem maior alcance e capacidade, mas com um custo menor. Por isso, o modelo foi descontinuado, mas a 777X, aeronave que deve ocupar o lugar do 747 no mercado, contudo a previsão para que esteja pronta é, ao menos, 2025.


Na próxima terça-feira (31), o último jumbo Boeing comercial na versão cargueiro será entregue à Atlas Air. (Foto: Reprodução/ Getty Images)


O presidente-executivo Dave Calhoun disse que a Boeing pode não projetar um novo avião por pelo menos uma década. 

“Foi uma das maravilhas da era industrial moderna, mas esta não é uma era de maravilhas, é uma era de economia.”

Além disso, o jumbo deixou sua marca nos assuntos globais, simbolizando a guerra e a paz. Presente em momentos como: o posto de comando nuclear do “Avião do Juízo Final” americano e em visitas papais.

Linda Freier conta sua experiência como comissária de bordo da Pan Am, ela atendeu Michael Jackson e Madre Teresa.

“Era uma diversidade incrível de passageiros”. Passageiros estavam “bem vestidos”, e outros que tinham muito pouco e “gastaram tudo naquela passagem”, disse Freier.

Quantidade de passageiros dobrou

O primeiro 747 decolou de Nova York em 22 de janeiro de 1970, após um atraso devido a uma falha no motor. Com ele, mais do que dobrou a capacidade do avião, que passou para 350-400 assentos. Segundo o historiador da aviação Max Kingsley-Jones, a aeronave foi feita para o povo, com uma capacidade de ser um “mercado de massa”.

 

Foto Destaque: Aeronave 747 vai ser aposentada pela Boeing. (Reprodução/Peter Cziborra)

Deixe um comentário

Deixe um comentário