O Banco Central dos Estados Unidos, Federal Reserve- Fed, anunciou nesta semana sobre o lançamento ‘FedNow’, um novo sistema bancário para pagamentos instantâneos. Em planejamento desde 2019, a nova utilidade financeira será como um Pix americano. A ferramenta, que se encontrava em fase de testes desde setembro do ano passado, está agora na fase final de ajustes antes da estreia oficial.
Em um comunicado, o Federal Reserve pediu aos bancos e parceiros que atuem fortemente na adesão da ferramenta. O pedido vem em meio a temores pelos riscos à estabilidade financeira dos Estados Unidos após o fechamento de dois bancos no país, gerando grande movimentação e depósitos direcionados a bancos americanos maiores.
O lançamento oficial do FedNow é aguardado para ocorrer entre maio e julho deste ano.
A partir da primeira semana de abril, os participantes no lançamento do serviço receberão a certificação oficial. Esta etapa será desenrolada em uma séries de testes que avaliam a capacidade operacional e experiência da nova ferramenta.
FedNow terá funções semelhantes ao Pix e funcionamento 24h. (Foto: Reprodução/divulgação/Aci Worldwide)
Assim que certificados, os participantes passarão a realizar atividades de validação do FedNow durante o período do mês de junho, até que tudo esteja pronto para o lançamento oficial em julho.
De acordo com o primeiro vice-presidente do Federal Reserve de Boston e executivo do programa FedNow, Ken Montgomery, “O FedNow permitirá que todas as instituições financeiras participantes, das menores às maiores e de todos os cantos do país, ofereçam uma solução moderna de pagamento instantâneo”, afirmou.
Segundo ele, a implementação do serviço é apenas o início, ressaltando a importância do crescimento de uma rede de instituições financeiras participantes para aumentar a disponibilidade dos pagamentos instantâneos entre consumidores e empresas do país.
O Banco afirmou ainda, que a versão americana do Pix irá ser lançada com um ‘conjunto robusto’ de funcionalidades básicas de compreensão e liquidação e recursos de valor agregado. Assim como o sistema de transações bancárias brasileiro, o FedNow terá funcionamento 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
Foto destaque: BC americano anuncia que irá lançar ferramenta semelhante ao Pix. (Reprodução/Hisham Ibrahim/Getty Images.)