Dólar tem alta após estabilização do mercado financeiro

Guilherme Tabosa Por Guilherme Tabosa
3 min de leitura

O dólar fechou em alta na última segunda-feira (04). Após quedas em seis das últimas sete sessões, a moeda registrou uma leve subida de valor, em relação ao real. O aumento não foi siginificativo porque os investidores aguardam novidades sobre o novo arcabouço fiscal, além do incentivo vindo do exterior para que a moeda terminasse em alta. A manhã foi marcada por oscilações, mas pela tarde, o dólar se estabilizou no campo positivo.

A moeda fechou o dia cotada a 5,0831 reais na venda, com alta de 0,25%. Na B3, às 17h15 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,27%, a 5,1025 reais. A mínima atingiu a marca de 5,0495 reais, com queda de 0,41%. No final da manhã, a baixa foi desacelerando. Com uma estabilização do mercado financeiro, após apresentação de plano de gastos no Brasil, por exemplo, os investidores não fazem movimentos arriscados, o que sobe o valor do dólar.


Patamar da moeda está próximo a R$ 5,05, o que atrai investidores. Reprodução/BR Investing


Nos últimos dias, houve uma reorganização das posições nos mercados derivados do câmbio. Um levatamento da Commcor DTVM, realizado entre os dias 27 de março e 3 de abril, aponta que os investidores reduziram sua posição comprada, de 45,5 bilhões de dólares para 38,4 bilhões de dólares, o que fez com que o valor da moeda caísse.

Cleber Alessie Machado, gerente da mesa de derivados financeiros da Commcor DTVM, projeta uma continuação no cenário da estabilidade. “Vimos que o mercado flertou com um dólar a 5,02 reais ou 5,03 reais. Mas as posições se movimentaram bastante. Então não há muito espaço para grandes oscilações agora”, disse.

Outro fator para a regularidade do dólar é o feriado da Semana Santa. Especificamente, no Brasil, a moeda não deve oscilar. As movimentações políticas foram outro fator, já que os investidores estão aguardando como o país vai se comportar diante das novas regras fiscais, anunciadas na semama passada.

Foto Destaque: Cédula de Dólar. Divulgação/Terra

Deixe um comentário

Deixe um comentário