Brasil registra queda na produção de petróleo e gás natural

Rafael Casemiro Por Rafael Casemiro
3 min de leitura

O brasil registrou um retrocesso de quase 12% na produção média de petróleo e gás natural em março, após um recorde na produção média no mês de fevereiro, de 4,18 milhoes de BOE (Barril equivalente de Petróleo).

A produção exclusiva do petróleo em março também registrou um expressivo retrocesso, de 12,76%, quando comparado a fevereiro, e de 4,55% em relação ao ano passado, para 2,846 milhões de BPD (Barris por Dia).

O desenvolvimento das vendas externas de fevereiro aconteceu apesar do início da aplicação do inédito imposto sobre as vendas externas de petróleo brasileiro. O imposto só foi aplicado a partir do dia 1 de março, porém, foi anunciado ainda no mês de março sem que as petroleiras registrassem margens de manobras.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Atenção total às pessoas, com foco em desenvolvimento e retenção de talentos, e busca pela transição energética justa, fomentando as cadeias produtivas locais, são algumas das propostas que serão consideradas no nosso Planejamento Estratégico. Saiba mais: <a href=”https://t.co/ckI6ZpH2ET”>https://t.co/ckI6ZpH2ET</a> <a href=”https://t.co/plQhZpUQv5″>pic.twitter.com/plQhZpUQv5</a></p>&mdash; Petrobras (@petrobras) <a href=”https://twitter.com/petrobras/status/1643697450954248193?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 5, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Anúncio de planos de investimentos da Petrobrás. Reprodução: Twitter


A produção média de gás natural em março de 2023, caiu 9,09%, versus o mês anterior, e recuou 0,91% quando comparada a março do ano passado, anotando 133,2 milhões de metros cúbicos p/ dia.

A produção de gás e petróleo registraram baixa, mas as exportações dos combustíveis fósseis apresentaram uma alta histórica no mesmo período, impulsionadas pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e pela saída da global da pandemia de Corona Vírus. Receita brasileira com petróleo chega a 3% da participação o Produto Interno Bruto.

Para que o país possa passar por estes desafios, é necessário o investimento em tecnologia e inovação, para ajudar na eficácia da produção do gás natural e do petróleo, fazendo com que sejamos mais competitivos no mercado global.

 O setor interno também carece de atenção. O Brasil possui grande potencial no petróleo e gás offshore, mas necessita de mais investimentos em plataformas extratoras e em navios-tanque para tornar mais rentável a exploração destas regiões, além de atrair mais investimentos no país.

O preço do barril do petróleo, que já chegou a mais de R$155, em abril de 2022, hoje é avaliado em R$84,75.

Foto destaque: Produção de petróleo e gás do Brasil/Reprodução: Divulgação/Internet

Deixe um comentário

Deixe um comentário