Em processo movido pelo Estoril, de Portugal, o Corinthians foi condenado pela FIFA pelo não pagamento do valor da transferência do atleta Matheus Jesus, em 2019. Na época, o valor do pagamento seria de 1,35 milhões de euros, o equivalente a 6,1 milhões de reais. Na cotação atual, o valor corresponde a aproximadamente R$ 8,6 milhões. Além disso, o contrato com a equipe lusitana também prevê uma multa de 12% sobre a dívida. Ao GE, o Corinthians informou que recorreu da decisão e aguarda julgamento.
Atualmente no Náutico, Matheus Jesus comemora gol sobre o Goiás (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Ademais, o Estoril também recebeu ganho de causa na cobrança de metade do valor que o Bragantino pagou ao Corinthians no empréstimo do volante ao clube da Red Bull, em 2020. O percentual de 50%, cerca de R$ 250 mil, estava fixado no contrato com o Estoril.
Ao recorrer da decisão, o clube paulista efetuou o pagamento de 30 mil francos suíços. O recurso tem efeito suspensivo e ainda será julgado. A entidade máxima do futebol deu 45 dias para o Corinthians realizar o pagamento, caso contrário, o clube ficará proibido de registrar reforços pelo período de três janelas de transferências consecutivas. Com o recurso, essa punição está em suspenso.
O caso havia sido julgado desde maio, mas só veio à tona agora, Na decisão, o juiz Johan van Gaalen declarou que a equipe não contestou o débito. Em documento obtido pelo GE, o Corinthians alegou dificuldades financeiras devido à pandemia da Covid-19.
O volante foi adquirido pelo Timão após se destacar pelo Oeste. Na ocasião, a equipe declarou ter obrigação de compra, enquanto o processo na FIFA utiliza o termo “opção”.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/UFC-Covington-provoca-Chimaev-sobre-possivel-luta
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Vanderlei-Luxemburgo-renova-com-o-Cruzeiro-ate-2023
Pelo Timão, foram 12 partidas no ano de 2019. Após isso, o jogador teve uma passagem conturbada pelo Bragantino, onde foi afastado por questões disciplinares. Neste ano, o volante atuou pelo Juventude, mas teve seu vínculo encerrado antes do tempo previsto. Atualmente, está no Náutico, 8º colocado na Série B, e possui contrato com o Corinthians até o fim de 2023.
Foto destaque: Matheus Jesus durante sua passagem pelo Corinthians. Foto: Reprodução/Marcos Ribolli