Hoje, 17 de Julho, a Rainha consorte Camilla Parker Bowles completa 76 anos e o principe William e Kate Middleton não deixaram de parabeniza-la nas redes sociais.
No twitter eles escreveram: “A very happy birthday to her Majest The Queen!“. Que na lingua portuguesa significa: “Um feliz aniversário para sua majestade a Rainha”. Essa mensagem oficial foi postada no “Twitter de gales”. Já nas redes socias dos integrantes da realeza, podem ser conferidas mais felicitações a Camilla.
Rainha Camilla. (Reprodução/Instagram/Royal Family)
O Rei Charles III, durante sua coroação em 6 de Maio, na Abadia de Westminster, solicitou que Camilla recebesse o título de Rainha Camilla e que o consorte fosse retirado. Segundo rumores, a mudança acontecerá em breve.
De acordo com a especialista Roberta Fiorito, o pedido para a exclusão do “consorte” seria apenas para a facilitação do uso do título. Apenas Rainha Camilla “ficaria mais fluido”. Lembrando que, caso Charles venha a falecer e William assuma o trono do pai, Camilla passaria a ser chamada de Rainha Viúva.
Rainha Camilla não vai receber fundo de Parlamento.
A esposa do Rei Charles não vai receber o borderô anual de cerca de R$ 2,2 milhões para projetos pessoais. Segundo o relatório do National Audit Office (NAO), as finanças da Rainha Camilla vão ser custeadas pelo Sovereign Grant e não pelo parlamento britânico, que financiou o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo.
“O parlamento forneceu ao príncipe Filipe uma anuidade separada no valor de 359.000 libras por ano. A Rainha Camilla não receberá uma anuidade separada e as atividades da rainha serão financiadas pelo Sovereign Grant”. Diz o orgão.
O mesmo órgão solicita, inclusive, que o príncipe tente diminuir os seus gastos reais em eventos e atividades, já que esse caminho foi adotado pela monarca anterior, a sua mãe Rainha Elizabeth II, em razão da idade avançada e também por causa do pandemia do coronavírus.
“O futuro programa de atividades do rei ainda não foi determinado e seu reinado poderia alterar as futuras necessidades de financiamento de maneiras substanciais“, sugestiona em comunicado ao jornal The Telegraph.
Imagem em destaque: Rainha Camilla. (Reprodução/Getty Images)