O filme de Kleber Mendonça Filho, “Retratos Fantasmas” foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional.
O anúncio da escolhida feito pela Academia Brasileira hoje pela manhã, terça-feira (12), após um encontro do Comitê de Seleção dirigida por Ilda Santiago.
Após tomar conhecimento da notícia, Kleber usou suas redes para agradecer a indicação: “Obrigado a vocês por todas as expressões de boas vibes que temos recebido”, publicou Kleber, através do Twitter, antes de expressar sua felicidade citando Emilie Lesclaux, produtora do filme, com quem o diretor mantém um relacionamento.
Kleber em suas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter/@kmendoncafilho)
“Vou replicar as aspas de Emilie: ‘felizes e honrados pela indicação, 10 anos depois do ‘Som ao Redor’. O projeto está em um momento de muita exposição internacional e no final da terceira de lançamento no Brasil e Portugal ainda com sessões lotadas. Vamos continuar para que ele seja visto o mais possível’.” completou.
Vale lembrar que o último longa brasileiro a ganhar uma indicação ao Oscar de ”Melhor Filme Internacional” foi “Central do Brasil”, de Walter Salles.
A lista completa dos indicados para o Oscar 2024 será anunciada em Janeiro do ano que vem. Enquanto isso, Retratos Fantasmas segue em exibição nos cinemas de todo o Brasil.
Sobre o filme
“Retratos Fantasmas” exibe o centro de Recife como principal personagem do longa, sendo mostrado através das grandes telonas que serviram como espaços de durante o século XX.
Agora, o filme busca uma oportunidade para entrar na lista dos cinco indicados de Melhor Filme Internacional da premiação. A 96ª cerimônia do Oscar está prevista para acontecer no dia 10 de março de 2024.
“Retratos Fantasmas” ganhou sua estreia mundial durante o 76º festival de Cannes, onde também foi exibido no 51º Festival de Cinema de Gramado.
Sobre Kleber Mendonça Filho
Kleber de Mendonça é diretor, roteirista , produtor e crítico de cinema. Seus filmes ‘O Som ao Redor’ e ‘Aquarius’ foram incluídos na lista dos 10 melhores do ano pelo consagrado jornal norte-americano The New York Times. Em 2013, Kleber foi citado pelo pelo conceituado jornal britânico ‘Financial Times’ como um dos “25 brasileiros que merecem atenção de todo o mundo“