Recentemente, foi divulgado que o primeiro lote de vacinas pediátricas da farmacêutica Pfizer deve chegar ao Brasil na próxima quinta-feira (13). A vacinação infantil contra o Covid-19 foi autorizada no ano passado pela Anvisa e deve imunizar crianças entre os 5 e 11 anos.
Deve chegar ao país 3,74 milhões de doses no mês de janeiro, sendo 1,25 milhão trazido pelo primeiro voo, com previsão de chegada na próxima quinta-feira (13), e os demais lotes entre os dias 20 e 27.
Segundo as estimativas, o número de doses não serão o suficiente para vacinas as 20 milhões de crianças brasileiras, visto que seriam necessárias cerca de 40 milhões de doses para o esquema vacinal completo de duas doses.
Embora o Ministério da Saúde ainda não tenha oficializado a data de início da vacinação infantil contra o Coronavírus, informações oficiais dizem que as doses serão distribuídas pelos estados no dia seguinte à chegada dos lotes no Brasil, mediante o tamanho da população alvo em cada região.
Criaça sendo vacinada. (Foto: Reprodução/Ivan Pantic).
Em São Paulo, estado com a maior população do público-alvo, o governo informa a possibilidade de vacinar as 4,5 milhões de crianças com uma dose (no período de três semanas) caso haja imunizantes o bastante. A fim de chegar a esta faixa etária, os estados planejam montar novos postos de vacinação em escolas públicas.
A dose a ser administrada nas crianças é específica para esse grupo, carregando cerca de um terço da quantidade normal do insumo. Estudos demonstraram 90,7% de eficácia contra casos sintomáticos nos infantes.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia liberado a vacina da Pfizer para a vacinação infantil contra o Covid-19, nos públicos entre 5 e 11 anos, no dia 16 de dezembro de 2021. O Governo Federal foi contra a decisão, e após críticas, deu início a uma consulta pública para avaliar o pensamento do povo sobre a medida, incluindo as crianças no Plano Nacional de Imunização (PNI) apenas na última quarta-feira (4).
Foto de destaque: Reprodução/Getty Images.