Na noite desta segunda-feira (25), uma grande tempestade de poeira tomou conta da área metropolitana da cidade de Phoenix, no estado de Arizona, nos Estados Unidos. O acontecimento trouxe várias consequências para a região, como danos causados pelos ventos e chuva e cortes generalizados de energia elétrica. Este evento ocorre em meio a momentos climáticos tensos para essa região americana.
O caso da tempestade
Esse tipo de tempestade de poeira é um fenômeno, conhecido meteorologicamente com haboob, que é um tipo intenso de tempestade de areia levada por uma frente de ar. Os ventos foram seguidos por fortes chuvas que devastaram a cidade, causando grandes cortes de energia.
Durante a noite desta segunda-feira (25), o Serviço Nacional de Meteorologia de Phoenix enviou alertas para a tempestade de poeira e uma forte chuva, alertando aos motoristas sobre a baixa visibilidade e recomendou para as pessoas que se mantivessem afastadas, para evitarem acidentes. Após a tempestade passar, mais de 60 mil pessoas ficaram sem energia.
No Aeroporto Phoenix Sky Harbour, intensas rajadas de vento, que chegaram a 112 km/h (quilômetros por hora), destruíram uma das pontes. Esse evento climático forçou o aeroporto a parar as decolagens e pousos de aeronaves, pois a poeira tomou conta da estação, sendo quase impossível enxergar qualquer coisa.
As paredes de areia
Esse acontecimento em Phoenix, apesar de não ser novidade, foi muito mais intenso comparado a outras ocorrências, devido às paredes de areia, criadas a partir dos ventos que levantaram o solo do deserto, formando assim o grande paredão. Essa parede se assemelha a uma nevasca no inverno, podendo atingir milhares de metros de altura e se estender por quilômetros.
A parede de areia do haboob pode ser avistada de longe, porém não se deve poupar tempo fugindo dela, pois caso se aproxime, é quase impossível enxergar, especialmente em algum veículo, pois a poeira cobre fontes de luz. Isso é extremamente prejudicial caso não esteja perto ou dentro de um abrigo.
