Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

O Ministério da Justiça afirmou nesta terça-feira (29), que a deputada federal, Carla Zambelli (PL-SP), foi presa na Itália. Ela havia fugido para a nação europeia após ser condenada a 10 anos de prisão, pelo caso da invasão hacker no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela atualmente é mantida no país, porém tem […]

29 jul, 2025
Foto destaque: Carla Zambelli no Congresso Nacional, em Brasília (Reprodução/EVARISTO SA/AFP/Getty Images Embed)
Foto destaque: Carla Zambelli no Congresso Nacional, em Brasília (Reprodução/EVARISTO SA/AFP/Getty Images Embed)
Carla Zambelli no Congresso Nacional

O Ministério da Justiça afirmou nesta terça-feira (29), que a deputada federal, Carla Zambelli (PL-SP), foi presa na Itália. Ela havia fugido para a nação europeia após ser condenada a 10 anos de prisão, pelo caso da invasão hacker no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela atualmente é mantida no país, porém tem risco de obter extradição, sendo forçada a retornar para o Brasil.

A prisão da deputada

O deputado italiano Angelo Bonelli veio ao seu perfil no X (antigo Twitter), declarar que ele foi o responsável por entregar o endereço de Carla Zambelli para a polícia, que foram ao apartamento onde a deputada estava e a prenderam.

Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, disse o deputado.


Tweet de Angelo Bonelli denunciando Carla Zambelli (Vídeo: reprodução/X/AngeloBonelli1)

Zambelli disse que quer ser julgada pela justiça italiana e iria provar que não tinha envolvimento no caso da invasão ao sistema do CNJ. Ela declarou que a condenação dela foi baseada em um depoimento de um hacker, chamado Walter Delgatti, que foi chamado de mentiroso, pela deputada.

O Ministério da Justiça já havia demandado oficialmente o retorno parlamentar, que estava foragida. Em até 48h haverá a confirmação da audiência que definirá a possível extração.

O caso que levou à prisão

O caso original, que levou à condenação de Carla Zambelli, envolve a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em que a deputada trabalhou junto com o hacker Walter Delgatti, que também está preso, em janeiro de 2023. O Supremo Tribunal Federal (STF), então a declarou culpada e Carla foi condenada a 10 anos de prisão e era considerada foragida, após sua fuga para a Europa. Ela também deve perder seu mandato, como determinado pela Corte, que aguarda somente a aprovação da Câmara.

Zambelli deixou o Brasil em maio, passando pelos Estados Unidos e então indo para a Itália, onde se firmou, por ter cidadania italiana.

Mais notícias