São Paulo provoca palmeirenses após vitória na Copa do Brasil

Pela terceira vez em três anos, o São Paulo eliminou o Palmeiras da Copa do Brasil, dessa vez nas quartas de final, garantindo a vaga na semifinal do torneio. Por 2 a 1 (3 a 1 no agregado), a equipe tricolor venceu o Palmeiras e comemorou com muita provocação.

O início de jogo foi tenso, pois ambos os times estavam bastante ofensivos e, em menos de 10 minutos, Alisson recebeu cartão amarelo e o tricolor ficou recuado. Na metade do primeiro tempo, Piquerez abriu o placar para o Palmeiras. Apesar disso, o São Paulo conseguiu se fortalecer e venceu o jogo de virada, por 2 a 1.

Logo após os dois gols que garantiram a vitória, os jogadores comemoraram correndo pelo campo com as mãos nos ouvidos, de forma provocativa aos torcedores palmeirenses. Após o fim de jogo, enquanto a torcida alviverde cantava coros de revolta contra a diretoria do próprio time, os jogadores do tricolor comemoravam.

O jogador do São Paulo Luciano aproveitou o momento para gravar um vídeo, gritando comemorações e dando risada em frente a torcida palmeirense.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Luciano dando aquela provocada na torcida do Palmeiras KKKKKKKKKKK <a href=”https://t.co/W3bNtZCUbb”>pic.twitter.com/W3bNtZCUbb</a></p>&mdash; Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) <a href=”https://twitter.com/somosaopaulinos/status/1679816772797579264?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 14, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


As provocações não pararam por aí: nas redes sociais, o perfil oficial do São Paulo no Twitter, publicou o vídeo do momento em que Abel Ferreira e Calleri se encaram na vitória pelo Brasileirão, ao som de “Vou Festejar”, de Beth Carvalho (1946-2019):


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Cabeça fria?<br><br>VOU FESTEJAR!!! <a href=”https://twitter.com/hashtag/VamosS%C3%A3oPaulo?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#VamosSãoPaulo</a>  <a href=”https://t.co/O2LkygYfAf”>pic.twitter.com/O2LkygYfAf</a></p>&mdash; São Paulo FC (@SaoPauloFC) <a href=”https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1679660371617935360?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 14, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Com a vitória, São Paulo enfrentará o vencedor da disputa entre Corinthians e América-MG na semifinal. O duelo entre Timão e Coelho ocorre no próximo sábado, dia 15. No Campeonato Brasileiro, o tricolor volta ao campo no domingo (16) para enfrentar o Santos, em casa.

Vale lembrar que, o São Paulo precisou realizar mudanças no time antes da partida, após o voltante, Pablo Maia se ausentar por conta do falecimento do pai nesta quarta-feira (12). Apesar disso, o time teve um ótimo desempenho e, após a vitória, ergueram a camisa de Maia como forma de homenagem.

 

Foto destaque: São Paulo vence Palmeiras nas quartas de finais da Copa do Brasil. Reprodução/Twitter/SãoPauloFC

“Diretoria sem vergonha”: torcida do Palmeiras protesta após eliminação na Copa do Brasil

Nesta quinta-feira (13), a torcida do Palmeiras mostrou sua insatisfação e indignação com a eliminação do clube nas quartas de final da Copa do Brasil. Após a derrota de 2 a 1 para o São Paulo, no Alianz Parque, mais de 41 mil torcedores entonaram coros de revolta contra a diretoria do Palmeiras.

Leia alguns dos coros entoados:

  • Não é mole, não, Libertadores não é mais que obrigação
  • Ô Leila, faz um favor, pega o avião e contrata jogador;
  • Vergonha, vergonha, vergonha, diretoria sem vergonha;
  • Ô Leila, incompetente, pegou o Palmeiras para brincar de presidente;
  • Ô, ô, ô, queremos jogador”

Há duas semanas, alguns torcedores da torcida Alviverde protestaram em frente à sede do clube para expressar sua revolta e pedir a contratação de novos jogadores. Apesar disso, nenhum jogador novo foi oficializado para o time até o momento, embora algumas negociações tenham ocorrido neste período.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>FORTES PROTESTOS DA TORCIDA DO PALMEIRAS! A torcida do Verdão mandou recado pra diretoria após a derrota do time pro São Paulo na <a href=”https://twitter.com/hashtag/CopaDoBrasil2023?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#CopaDoBrasil2023</a>! <a href=”https://t.co/95xRJ8UxwM”>pic.twitter.com/95xRJ8UxwM</a></p>&mdash; TNT Sports BR (@TNTSportsBR) <a href=”https://twitter.com/TNTSportsBR/status/1679663216639574017?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 14, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Após a eliminação, o foco do Palmeiras se voltará ao Campeonato Brasileiro, onde ocupam a quinta posição na tabela classificatória, 12 pontos a menos do que o líder, Botafogo. A Conmebol Libertadores também acontece neste período, onde o time enfrentará o Atlético-MG nas oitavas de final.

Durante estes jogos, é previsto que nenhum membro da equipe técnica ou jogadores, dê entrevistas pós-jogos, assim como ocorreu nesta quinta-feira (13), onde somente o diretor Anderson Barros concedeu entrevista. De acordo com o diretor, a equipe entende o fracasso, mas possui um planejamento e não há previsões de uma mudança drástica.

“Importante que o torcedor saiba que temos um planejamento, uma estrutura de trabalho muito sólida. Precisamos fazer correções, e não vamos mudar por completo. […] Temos de ficar muito atentos para não tomar decisões que joguem abaixo tudo aquilo que construímos. O Palmeiras é um clube muito sólido, com excelentes profissionais”, disse Anderson na coletiva de imprensa.

Apesar disso, o diretor afirmou que sabe da necessidade da contratação de reforços e que o técnico Abel Ferreira já havia solicitado, mas ainda não foi atendido.

 

Foto destaque: Mosaico da torcida do Palmeiras. Reprodução/Twitter/@mmurilodias

xAI: Nova IA de Elon Musk é anunciada e promete competir com a OpenAI

Elon Musk se junta a onda de Inteligências Artificiais (IAs) e lança sua startup xAI, nesta quarta-feira, (12). A expectativa de Musk é criar uma inteligência alternativa ao Chat GPT.

Musk foi co-fundador da OpenAI, empresa responsável pelo Chat GPT, mas a deixou pouco tempo depois. De acordo com ele, o objetivo da startup xAI é “entender a verdadeira natureza do universo”. Os detalhes da nova IA não foram divulgados ainda e estão previstos para serem revelados na sexta-feira (14), no Twitter.

O bilionário, dono do Twitter, Tesla, Space X e Neuralink, lança a startup após passar meses alertando sobre as inteligências artificiais terem um risco de “destruição civilizacional”. Segundo Musk, a briga entre Google e Microsoft no desenvolvimento de IAs deveria ser parada, enquanto não forem criadas regulamentações para esse tipo de tecnologia.

Esta preocupação parece ainda existir em Elon Musk, uma vez que Dan Hendrycks, diretor do Centro de Segurança de IA, uma organização sem fins lucrativos com objetivo de reduzir os riscos apresentados pelas tecnologias, é conselheiro da startup xAI. Além disso, a equipe da startup é montada por diversos engenheiros e cientistas de grandes empresas que já desenvolveram IAs, como Google, Microsoft e OpenAI.


 

Site x.AI (Foto: reprodução/xAI)


No novo site, a startup anuncia que ainda está realizando contratações de engenheiros e cientistas experientes do setor. Além disso, o site também informa que: “nós trabalhamos e lideramos o desenvolvimento de algumas das maiores inovações no campo, incluindo AlphaStar, AlphaCode, Inception, Minerva, GPT-3.5 e GPT-4”

A startup também anuncia que irá trabalhar de perto com a Tesla e o Twitter, ambas empresas de Elon Musk, além de outras empresas não mencionadas. Até o momento, a equipe montada por Musk é formada apenas por homens. No dia 14 de julho, sexta-feira, será realizada uma conversa através do chat do Twitter, onde o público poderá fazer perguntas e conhecer a equipe da startup.

Foto destaque: Elon Musk. (Reprodução/Bloomberg/Nathan Laine)

Relatório do Banco Central prevê aumento lento na economia dos EUA

O livro Bege do Federal Reserve (FED), do Banco Central dos Estados Unidos (EUA), foi publicado nesta quarta-feira (12), e mostrou sinais de um crescimento econômico do país. O livro, publicado em oito edições ao ano, traz projeções para a economia norte-americana.

De acordo com a Forbes, o livro Bege informa que houve um leve crescimento na economia estadunidense nas últimas semanas e prevê um aumento lento nos próximos meses. Tal crescimento se dá devido à diminuição das pressões inflacionárias no país.


Banco Central dos Estados Unidos. (Foto: Joshua Roberts/Reprodução/CNN)


O livro trata-se de um relatório contendo pesquisas e entrevistas feitas nos 12 distritos dos EUA, realizadas até 30 de junho. O relatório é publicado oito vezes ao ano e serve como fonte de análise da economia norte-americana e como base para discussão da política monetária.

Segundo a Forbes, o relatório informou que a alta de preços está diminuindo também.

Os preços aumentaram em um ritmo modesto, de modo geral, e vários distritos observaram alguma desaceleração no ritmo de aumento” – diz o relatório. A perspectiva é de que os preços fiquem “estáveis” ou diminuam nos próximos meses.

Além disso, o nível de empregos aumentou consideravelmente, mesmo que as contratações tenham se tornado mais seletivas. O livro informa que, embora tenha um aumento na oferta de trabalho, há uma dificuldade das empresas em contratarem novos empregados.

Em relação aos salários, a perspectiva é de que haja uma elevação, porém, ainda baixa se comparada a outros momentos da economia. Apesar disso, o documento informa que o crescimento da média salarial está retornando ao que era antes da pandemia da Covid-19.

De forma geral, o relatório prevê um crescimento lento na economia norte-americana nos próximos meses, embora houve um aumento considerável após o mês de maio. Vale lembrar que o documento foi divulgado pouco tempo antes do Banco Central dos EUA definir a nova política de juros, que está previsto para acontecer daqui há duas semanas.

Foto destaque: Federal Reserve (FED). Reprodução/Shutterstock.

Ferrari, filme estrelado por Adam Driver ganha data de estreia

“Ferrari”, novo filme de Michael Mann, estrelando Adam Driver e o brasileiro Gabriel Leone, ganhou data de estreia mundial para o dia 25 de dezembro de 2023. A data foi definida  após a Neon adquirir os direitos de distribuição do longa.

De acordo com a descrição do filme, será uma cinebiografia do magnata Enzo Ferrari, ex-piloto de corrida e fundador da empresa automobilística Ferrari, empresa responsável pelo lançamento do carro esportivo italiano de alta potência  e também da criação do conceito de Fórmula 1. Confira a sinopse oficial do filme:

“Ferrari é ambientado durante o verão de 1957. Ex-piloto de corrida, Enzo Ferrari está em crise. A falência assombra a empresa que ele e sua mulher, Laura, construíram do nada 10 anos atrás. O casamento tempestuoso dos dois sofre com o luto pela morte de um filho e a dificuldade de reconhecer outro. Ele decide contrapor essas perdas apostando tudo em uma corrida – a icônica Mille Miglia, na Itália“.


Adam Driver como Enzo Ferrari. (Foto: reprodução/Instagram/@adamdriversource)


O filme será baseado no romance de Brock Yates, Enzo Ferrari: The Man, The Cars, The Races, The Machine. Adam Driver dará vida a Enzo Ferrari, enquanto Penélope Cruz, interpretará Laura Ferrari, esposa de Enzo. O elenco conta ainda com Shailene Woodley (Divergente), Jack O’Connel (Invencível), Patrick Demsey (Grey’s Anatomy), Sarah Gadon (A Jovem Rainha), e o brasileiro Gabriel Leone, que fará sua estreia no cinema de Hollywood.


Enzo Ferrari na fábrica de Maranello em 1956. (Foto: reprodução/CNN/Thomas D. McAvoy)


O drama é dirigido por Michael Mann, cineasta estadunidense, responsável pela direção de diversos clássicos como “The Heat”, “The Last of the Mohicans” e “The Insider”. Apesar disto, Ferrari será o primeiro filme de Mann desde 2015. O filme. A obra será lançada oficialmente no Natal deste ano, porém fará sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, entre 30 de agosto e 9 de setembro.  

Foto destaque: Adam Driver como Enzo Ferrari nas gravações do filme Ferrari. Reprodução/Variety.

Atores de Hollywood se preparam para entrar em greve

Em meio a greve dos roteiristas que já dura dois meses, uma possível greve de atores pode acontecer a qualquer momento em Hollywood. De acordo com o Sindicato dos Atores e Artistas de Rádio dos Estados Unidos (SAG-AFRA), a categoria se prepara para entrar em greve em breve e já foram definidas as regras para a paralisação.

De acordo com o The Wrap, foi definido que os atores não poderão atuar, nem promover nenhum trabalho, sejam séries ou filmes. Não poderão participar de entrevistas coletivas, tapetes vermelhos, pré-estreias e painéis em eventos como a San Diego Comic Com, nem promover trabalhos nas redes sociais.

Apesar disso, fica autorizado a participação em eventos, desde que não seja para promover um trabalho presente ou futuro, apenas sobre temas gerais, não relacionados ao trabalho. As negociações do Sindicato com a Aliança dos Produtores de Filmes e TV (AMPTP), seguem e uma decisão definida sobre a paralisação deve sair até o dia quarta-feira (12).


Roteiristas em greve (Foto: repdrodução/Shutterstock/Ringo Chiu)


A decisão de parar os serviços tem o apoio de diversos atores renomados, entre eles, Meryl Streep, Glen Close, Jennifer Lawrence, Quinta Brunson e Rami Malek, que assinaram uma carta solicitando uma presença mais incisiva da SAG-AFRA. Segundo o Deadline, a carta menciona diversos problemas a serem ajustados, como a reestruturação de um salário mínimo, a liberdade criativa e a regulamentação de testes auto gravados para seleções de elencos.

A carta ainda menciona que “uma greve traz dificuldades enormes para tantos, e ninguém quer isso, mas estamos preparados para atacar se for o caso. E estamos preocupados com a ideia de que os membros do SAG-AFTRA possam estar prontos para fazer sacrifícios que a liderança não está”.

Vale lembrar que, uma greve conjunta entre atores e roteiristas aconteceu pela última vez em 1960, quando reivindicaram diversos direitos como assistência médica e plano de aposentadoria.

 

Foto destaque: ator Michael Rapaport em manifestação de roteiristas. Reprodução/Shutterstock/Joe Tabacca

Paulo André vence competição de atletismo e se torna hexacampeão brasileiro

Nesta quinta-feira (6), o ex-BBB e atleta Paulo André se tornou hexacampeão dos 100 metros rasos no Troféu Brasil de Atletismo 2023, se tornando o atleta com maior número de títulos da categoria. A competição acontece em Cuiabá, Mato Grosso, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Paulo André venceu a corrida com um tempo de 10.15s. Com essa vitória, o atleta garantiu um lugar no torneio Sul-Americano de Atletismo, que ocorre em São Paulo de 28 a 30 de julho. O torneio contará pontos para a classificação no Mundial de Atletismo que ocorre em Budapeste, Hungria, entre os dias 19 e 27 de agosto. Além disso, também é utilizado com um meio de classificação para os Jogos Olímpicos de 2024.

O velocista Rodrigo Pereira Nascimento ficou em segundo lugar na competição, com um tempo de 10.17s, seguido de Felipe Bardi dos Santos, que chegou aos 10.20s. Ambos os corredores, também se classificam para o Mundial e para o torneio Sul-Americano.  


Paulo André no Troféu Brasileiro de Atletismo (Foto: Wagner Carmo/CBAt)


A vitória de Paulo André veio após um momento conturbado: durante a qualificação, o velocista queimou a largada, mas seguiu na prova e acabou desqualificado. No entanto, a equipe do atleta entrou com um protesto e o recurso foi acatado pela comissão julgadora, permitindo que Paulo André avançasse à final.

Na qualificação, o velocista concluiu seu trajeto com 9.99s, com ventos a 2.4m/s. O torneio de 2023 é a segunda competição de Paulo André após sua participação no Big Brother Brasil 22, onde foi vice-campeão do programa. E abril deste ano, o atleta participou do Desafio CBAt/CPB em São Paulo, onde teve a segunda melhor marca de atletismo do Brasil.

Paulo André é um dos maiores velocistas brasileiros. O atleta foi semifinalista dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e campeão mundial de revezamento brasileiro no 4x100m em 2019.

Foto destaque: Paulo André campeão Troféu Brasil Caixa. Reprodução/Wagner Carmo/Reprodução/Instagram

Mano Menezes critica decisão da CBF de contratar técnico interino para a Seleção Brasileira

A decisão da CBF de contratar um técnico interino para a Seleção Brasileira tem gerado opiniões controversas. Mano Menezes, ex-técnico da seleção, criticou a decisão da Confederação Brasileira de Futebol e disse ser uma estratégia “muito arriscada”.

Na noite de terça-feira (4), a CBF anunciou Fernando Diniz, atual técnico do Fluminense, como técnico interino da Seleção Brasileira. O contrato com Diniz será de um ano, enquanto a instituição aguarda o italiano Carlo Ancelotti. Fernando assume a Seleção, enquanto continua com a rotina normal de treinamentos com o Fluminense.

Tal decisão deixou muitos fãs e profissionais nervosos, uma vez que a o técnico não estará totalmente dedicado a Seleção Brasileira. Mano Menezes, ex-técnico da Seleção entre 2010 e 2012, afirmou, em uma entrevista a ESPN, que ter um técnico com foco dividido “é um caminho muito perigoso” e “muito arriscado”.

Embora eu tenha uma caminhada longa e quase não me surpreendo com muita coisa, confesso que eles (CBF) me surpreenderam desta vez. Eu acho isso muito arriscado. Misturar as coisas, não definir, deixar aberto, é um caminho perigoso no futebol. Ainda mais no alto nível da Seleção Brasileira. Então não consigo entender muito o que eles estão pensando e como exatamente isso vai funcionar” – disse Mano Menezes a ESPN.


 

Mano Menezes, atual técnico do Sport Club Internacional. (Foto: reprodução/Shutterstock)


Há muitas especulações sobre como será feita a divisão de treinamentos e rotinas de Fernando Diniz. Segundo Carlos Mansur, comentarista do SportTV, algumas rotinas estabelecidas por Tite, como preparação para os jogos da Seleção, serão impossíveis para Diniz colocar em prática, uma vez que não terá tempo suficiente. O comentarista cita como exemplo a rotina diária de monitorar os jogadores e realizar viagens para conversar com técnicos do exterior.

Vale lembrar que, a CBF já tomou decisões como esta outras duas vezes, uma em 1998, quando Vanderlei Luxemburgo continuou como técnico do Corinthians, enquanto treinava a Seleção Brasileira. E, em 2000, Emerson Leão substituiu Luxemburgo na liderança do canarinho, enquanto continuou seus trabalhos como técnico do Sport.

 

Foto destaque: Fernando Diniz novo técnico da Seleção Brasileira. Reprodução/Instagram/@timediniz

Google irá coletar dados públicos para treinar Inteligências Artificiais

Neste último final de semana, a Google realizou uma mudança em seus Termos de Privacidade e Segurança, informando aos usuários que a plataforma pode coletar dados públicos disponíveis na internet para treinar os novos modelos de inteligência artificial. Além disso, também serão utilizados na criação de novos produtos inteiros, como Google Tradutor, Bard e IA em nuvem.

Com a nova onda de Inteligência Artificial, surgem diversas questões a respeito do uso de dados pessoais para treinamento de IA. Muitos usuários temem o compartilhamento de seus dados privados com os novos modelos de inteligência artificial. Recentemente, a empresa criadora do Chat GPT, OpenAI, foi processada por utilizar dados privados sem permissão do usuário.


Inteligência Artificial. (Foto: reprodução/Shutterstock)


As IAs são tecnologias criadas para simular, em um computador, o comportamento de um humano inteligente e realizar tarefas. Para treinar essas tecnologias, é necessário que as máquinas aprendam a interpretar dados e informações para que consigam realizar tarefas de forma mais próxima a forma que um ser humano faria.

O texto alterado pela Google, entrou em vigor dia 1º de julho e menciona a utilização dos dados pelas Inteligências Artificiais. Antes da alteração, a política apenas informava que os dados poderiam ser utilizados para treinar os modelos de idiomas do Google e criar produtos como o Google Tradutor, não havia menção alguma à inteligência artificial.

Visto isto, diversas plataformas estão procurando formas de limitar o acesso aos seus dados. Recentemente, Elon Musk anunciou uma mudança na visualização dos tweets publicados no Twitter, agora não será mais possível visualizar publicações da rede social, se não estiver cadastrado. Musk afirmou que a mudança ocorre para evitar a “pilhagem de dados”. O Reddit segue uma linha parecida e limitou o acesso aos seus APIs. A plataforma, que contém diversas interações entre usuários, é uma ótima fonte para o treinamento de Ais, portanto, também passará a cobrar pela visualização de dados.

Foto destaque: usuário utiliza Google. Reprodução/Shutterstock.

Threads: Veja opiniões de usuários sobre a nova rede social

As novas mudanças anunciadas por Elon Musk para o Twitter não estão agradando os usuários da plataforma. Com isso, várias empresas estão aproveitando este momento para lançarem redes sociais semelhantes para atrair o público do Twitter.

Koo, BlueSky e agora o novo aplicativo, o Threads, estão na briga para conseguir atrair o público da plataforma de Elon Musk. Threads  é a nova rede social da Meta, a rede é vinculada ao Instagram e possui uma interface parecida com a do Twitter.

O novo APP já atraiu algumas pessoas insatisfeitas com a rede de Musk, incluindo diversos famosos brasileiros como Anitta, Juliette, Felipe Neto, Preta Gil e muito mais:


 

Famosos interagindo no Threads. (Foto: reprodução/Threads/Reprodução/Cnn Brasil).


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Adeus Twitter todo mundo migrando pro threads <a href=”https://t.co/JbopXNWjxX”>pic.twitter.com/JbopXNWjxX</a></p>&mdash; Larrycita (@dra_larry) <a href=”https://twitter.com/dra_larry/status/1676739401529929730?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 5, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Enquanto alguns estão adorando a nova plataforma, muitos usuários estão insatisfeitos, pois, para realizar o cadastro no Threads, é necessário vincular a conta do Instagram, acabando com a possibilidade de anonimato que é atraente no Twitter. Além disso, ao vincular a conta, um selo temporário é inserido em sua conta do Instagram, mostrando que o usuário também utiliza o Threads e direcionando seus seguidores a sua conta no aplicativo.


Selo do Threads que aparece no Instagram. (Foto: reprodução/CNN Brasil)


Outro ponto bastante comentado tem sido a respeito dos Termos de Privacidade da rede social de Mark Zuckerberg, onde informa que, caso não queira mais utilizar o Threads, será preciso excluir também a conta do Instagram do usuário. O trecho informa o seguinte: “você sempre pode excluir publicações específicas. Para excluir seu perfil e dados do Threads, é necessário excluir sua conta do Instagram”


Termos de privacidade do aplicativo Threads. (Foto: reprodução/Twitter/@ehomades)


A nova rede social está sendo amada e odiada, muitos usuários afirmam que o Threads será apenas mais uma das redes sociais lançadas neste período de instabilidade do Twitter, mas que não conseguirá atrair um público grande, pois a maioria irá esquecê-lo depois de um tempo. Enquanto outros afirmam que a nova rede social é melhor do que o Twitter pós alterações de Musk.