Corinthians depende de vitória do Palmeiras para se garantir na Libertadores nesta rodada

O Corinthians garantiu sua vaga na Copa do Brasil de 2025, ao vencer o Bahia por 3 a 0 na Neo Química Arena. Com gols de Memphis, duas vezes e Yuri Alberto, artilheiro isolado do Brasileirão, o Timão subiu para a sétima posição no Brasileirão, acumulando 53 pontos. Para assegurar, também, a classificação para a Libertadores, o clube depende de um tropeço do Cruzeiro contra o Palmeiras. A situação cria um dilema para os torcedores, já que a vitória do rival pode favorecer o Corinthians, mas fortalecer o Palmeiras na disputa pelo título brasileiro.


Corinthians 3 x 0 Bahia (Vídeo: reprodução/ YouTube/ Ge)


Classificação para a Copa do Brasil e possível ida a Libertadores

Brigando contra o rebaixamento durante todo o primeiro turno e início do segundo, o Corinthians engatou uma sequência de 8 vitórias seguidas, após a derrota no Clássico Majestoso contra o São Paulo. A equipe saiu da zona de rebaixamento para a zona de classificação para a Libertadores, o chamado G-8, que se estendeu devido aos títulos de Botafogo e Flamengo, na Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente.

O time paulista garantiu a vaga na Copa do Brasil, mas agora busca voos maiores, querendo também a classificação para a Libertadores da América, o que depende diretamente do alvinegro, que precisa vencer o Grêmio, na última rodada.

O que pode acelerar esta classificação é uma vitória do Palmeiras contra o Cruzeiro, concorrente direto na briga pelo G-8, em Belo Horizonte, com portões fechados, nesta quarta-feira (04), às 21h30. O Palmeiras precisa vencer para se manter na briga pelo título brasileiro, o que causa um dilema entre os torcedores do Corinthians, sobre torcer ou não para o rival.

Corinthians 3 x 0 Bahia

O jogo que garantiu o Timão na Copa do Brasil aconteceu ontem na Neo Quimica Arena. O placar terminou em 3×0 para o Corinthians, com dois gols de Memphis e um de Yuri Alberto, que se isolou ainda mais como artilheiro do Brasileirão.

Botafogo enfrenta Inter com grandes chances de título

Campeão da Libertadores da América pela primeira vez na sua história no último sábado (30), em um final emocionante, jogando os 90 minutos com um jogador a menos, o Botafogo tem outra “decisão”, nesta quarta-feira (04). Assim como foi contra o Palmeiras, o Alvinegro entra em campo contra o Inter precisando de um bom resultado para se manter na briga pelo título brasileiro, onde ocupa atualmente a liderança do campeonato. A partida acontece a partir das 21h30, no Estádio Beira-Rio, com o Internacional já classificado para a Libertadores e com apenas uma derrota nos últimos 16 jogos, apesar de não ter mais chances de título.


Melhores momentos de Botafogo 3 x 1 Atlético-MG, pela final da Libertadores (Vídeo: reprodução/ YouTube/ Paramount+)


Informações do jogo

O Internacional busca uma vitória para melhorar sua posição na tabela após uma temporada marcada por altos e baixos. Já o Botafogo, com um desempenho mais consistente ao longo do campeonato, quer garantir um bom resultado fora de casa para se consolidar como líder, podendo confirmar o título hoje, a depender do resultado do Palmeiras diante do Cruzeiro.

A partida desta noite acontece no Beira-Rio, com a bola rolando a partir das 21h30, com transmissão do Première e da Rede Globo. No primeiro turno, o confronto entre as duas equipes, no Nilton Santos, acabou no placar de 1×0 para os cariocas, com gol de Luiz Henrique.

Prováveis escalações

O Inter do técnico Roger Machado, que perdeu sua grande invencibilidade de 16 jogos no último jogo diante do Flamengo, deve vir a campo com: Rochet, Bruno Gomes, Rogel, Vitão e Bernabei; Fernando, Thiago Maia, Alan Patrick, Bruno Tabata; Wesley e Borré. O Inter ocupa a quarta colocação do Brasileirão, com 65 pontos.

Sem John, que cumpre suspensão, o Botafogo do técnico Artur Jorge, agora atual campeão da Libertadores, deve ter: Gatito; Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Almada, Savarino; Luiz Henrique e Igor Jesus. O zagueiro Bastos também é desfalque, mas por lesão sofrida contra o Palmeiras, pelo Brasileirão.

Disney divulga encerramento de diversos canais no Brasil

Recentemente, a Disney anunciou o encerramento de diversos canais de TV por assinatura no Brasil, incluindo o Disney Channel, o Disney Junior e o National Geographic Kids. A decisão faz parte de uma estratégia global da empresa para consolidar seus conteúdos na plataforma de streaming Disney+. Com isso, os canais deixarão de operar a partir de 31 de janeiro de 2024, marcando o fim de uma era para muitos telespectadores.


Chegadas de dezembro no Disney + (Vídeo: reprodução/ YouTube/ Disney Plus)


Motivos da mudança

Essa mudança aconteceu por conta de uma transformação no mercado de entretenimento, onde a força do streaming tem superado a televisão tradicional. A empresa reforçou que o catálogo dos canais desativados estará disponível integralmente no Disney+, garantindo que os fãs ainda possam acessar suas séries e filmes favoritos. Títulos lendários, além de conteúdos voltados ao público infantil, como as animações exibidas no Disney Junior, serão migrados para o ambiente digital.

Essa decisão não é isolada e segue um padrão que já foi implementado em outros mercados, pela Disney, como a Ásia e a Europa. A empresa tem priorizado a expansão de seu serviço de streaming, que consolidou seu lugar no mercado global com um vasto catálogo de conteúdos originais e clássicos.

O encerramento dos canais foi recebido com reações mistas. Enquanto muitos consumidores veem a mudança como uma evolução natural e inevitável, outros lamentam o fim de uma programação que marcou gerações. Outra questão é a migração total para o streaming, que também gera questionamentos sobre a acessibilidade para famílias que ainda dependem de TV por assinatura, especialmente em regiões onde o acesso à internet é limitado.

Pronunciamento da Disney e consequências

A Disney afirmou que está comprometida em oferecer uma experiência de entretenimento completa no Disney+, que agora se torna o principal canal de distribuição de seus conteúdos. A empresa promete novidades na plataforma, incluindo lançamentos exclusivos e ampliação do catálogo.

Essa decisão reforça o movimento de grandes players do entretenimento em direção ao streaming, consolidando essa modalidade como o futuro do consumo de conteúdo audiovisual. Com isso, o Disney+ assume um papel central na estratégia da empresa, enquanto os canais lineares se tornam cada vez menos relevantes no mercado global.

Kremlin responde ameaça de Trump ao BRICS

A recente declaração de Donald Trump, ameaçando retirar os Estados Unidos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial caso o bloco BRICS ganhe influência global excessiva, gerou reações internacionais contundentes. O Kremlin considerou a fala do ex-presidente como um “tiro pela culatra”, sublinhando que ações deste tipo podem fortalecer ainda mais a posição dos países em desenvolvimento no sistema econômico global.


Vídeo sobre a declaração de Trump (Vídeo: reprodução/Youtube/CNN Brasil)


Declaração de Donald Trump

Trump argumenta que o BRICS, que é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representa uma ameaça para a hegemonia econômica dos Estados Unidos. Isto foi dito pelo presidente norte-americano, pois o bloco vem buscando ampliar sua influência por meio de iniciativas como a promoção de sua própria moeda comercial, desafiando o domínio do dólar no comércio internacional. Com a inclusão de novos membros, como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Egito, o BRICS aumenta seu potencial econômico e político.

Reação do Kremlin

O Kremlin, no entanto, destacou que atitudes protecionistas, como o que foi dito por Trump, podem acelerar a queda da relevância das instituições lideradas pelo Ocidente. A Rússia, por exemplo, vê essa postura como uma oportunidade para os países do BRICS consolidarem uma ordem econômica multipolar, reduzindo a dependência do sistema financeiro norte-americano. Além disso, a política externa dos EUA pode ser interpretada como um reforço da narrativa de que o Ocidente não está disposto a compartilhar poder em fóruns globais.

Especialistas afirmam que, caso os EUA deixem o FMI ou o Banco Mundial, a atitude poderia abrir espaço para que outras organizações, como o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, ganhem mais protagonismo. Por outro lado, a medida também traria desafios internos para os EUA, uma vez que essas instituições têm sido ferramentas importantes para a projeção de poder norte-americano em regiões estratégicas.

O futuro das relações entre o Ocidente e os países emergentes está cada vez mais dividido, com o BRICS atraindo atenção global por sua capacidade de oferecer alternativas ao sistema econômico em vigor, enquanto os EUA buscam manter sua posição dominante. O discurso de Trump reflete não apenas a competição crescente entre potências, mas também o debate interno sobre o papel dos EUA no mundo.

Conheça a “Paralisia de Bell”, condição que afeta a cantora Gabi Melim

A Paralisia de Bell, condição que recentemente afetou a cantora Gabi Melim, ocorre por conta de uma inflamação ou compressão do nervo facial, responsável pela movimentação dos músculos faciais e por funções como a produção de lágrimas, saliva e percepção do paladar. Geralmente, os sintomas aparecem de forma surpreendente, alcançando o pico em até 48 horas.


Vídeo explicativo sobre a Paralisia de Bell (Vídeo: Reprodução/ Youtube/ Neurologia e Psiquiatria)


Sintomas e causas da Paralisia de Bell

O sinal mais marcante da “Paralisia de Bell” é a paralisação unilateral do rosto, que pode variar de uma fraqueza leve, até o impedimento total de mover os músculos de um lado do rosto. Além disso, os pacientes podem apresentar dificuldades para fechar o olho ou mover a boca, junto a queda da pálpebra e do canto da boca, perda parcial ou total do paladar, dor ou desconforto no ouvido ou na mandíbula, além de sensibilidade aumentada ao som no ouvido do lado que foi afetado.

A causa da Paralisia de Bell ainda não é completamente conhecida, mas os estudiosos acreditam que esteja relacionada a processos inflamatórios desencadeados por infecções virais. Outros agentes, como o citomegalovírus e o influenza, também podem estar envolvidos. Além disso, fatores como estresse, diabetes, gravidez e doenças autoimunes podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença.

O diagnóstico é feito clinicamente, com base nos sintomas apresentados, e por exclusão de outras condições, como acidente vascular cerebral ou tumores. Em casos específicos, exames de imagem, como a ressonância magnética, podem ser necessários. O tratamento geralmente envolve o uso de corticosteroides para reduzir o grau da inflamação e, em alguns casos, antivirais. Embora a condição possa causar preocupação, a maioria dos casos apresenta recuperação completa em semanas ou meses, principalmente com o tratamento e acompanhamento médico adequados. A recuperação, entretanto, pode variar de acordo com a gravidade inicial dos sintomas e o tempo de início da intervenção.

Como afetou a cantora Gabi Melim

A cantora do grupo Melim foi afetada com a Paralisia de Bell, que segundo ela foi causada pela ansiedade. Como forma de falar um pouco mais sobre a condição e ainda tranquilizar os fãs, Gabi publicou fotos nas redes sociais, mostrando como estava o seu rosto, os curativos e cuidados utilizados para o tratamento, destacando que está tomando remédios e realizando fisioterapia facial.

Entenda como o Internacional pode ser campeão brasileiro

O Internacional segue sonhando em sua busca pelo título do Campeonato Brasileiro, apesar das dificuldades. A cada entrevista coletiva, o técnico Roger Machado reforça que enquanto houver possibilidade matemática, o time vai continuar acreditando. Com 65 pontos e em terceiro, atrás de Palmeiras e Botafogo, o Colorado ainda tem três partidas pela frente e pode somar mais nove pontos. No entanto, a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, por 3 a 1, na última terça-feira, complicou a situação do Inter, que agora precisa de um feito heroico para chegar à última rodada com chances de título, sendo que um empate no duelo do Allianz Parque teria sido melhor para o colorado.


Internacional 4 x 1 Bragantino (Vídeo: Reprodução/ Youtube/ GE)


Próximas rodadas

A missão é clara: somar seis pontos nos dois próximos jogos. O primeiro deles será no domingo, contra o Flamengo, no Maracanã. O time carioca está garantido na Libertadores e não tem mais chances de conquistar o título, o que pode beneficiar o Inter. A vitória é fundamental para os gaúchos, que precisariam alcançar 68 pontos e ficar a apenas quatro do líder. Caso o Inter não vença, o sonho do título termina.

Contas que o Inter precisa fazer

Na semana seguinte, o Beira-Rio será palco de um confronto crucial entre Inter e Botafogo, após a equipe carioca disputar a final da Libertadores. Uma vitória colorada reduziria a diferença para o líder, que ficaria estacionado nos 73 pontos, enquanto o Inter chegaria a 71, mantendo a possibilidade viva até a última rodada. A decisão do título, então, dependeria de outros resultados, como o jogo entre Cruzeiro e Palmeiras no Mineirão, que se o Palmeiras vencesse, o time paulista ultrapassaria o Botafogo, e o campeonato chegaria à última rodada com os paulistas e o alvinegro carioca empatados na liderança, com 73 pontos.

Na última rodada, o Inter enfrenta o Fortaleza no Castelão, com a obrigação de vencer para alcançar 74 pontos. Nesse cenário, o Inter precisaria de uma combinação de resultados paralelos para ser campeão. O Palmeiras teria que perder para o Cruzeiro, e o Botafogo não poderia vencer o São Paulo, somando no máximo um ponto, e o Inter teria que tirar uma diferença de seis gols de saldo em relação ao Botafogo.

Embora a situação seja bem difícil, o Internacional ainda se mantém no direito de sonhar com o título. Além disso, já está garantido na próxima edição da Libertadores e busca confirmar a vaga direta para a fase de grupos, o que daria mais tranquilidade para o time na próxima temporada.

Palmeiras x Botafogo: Superação, resiliência e muito futebol

Na noite da última terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo se enfrentaram em duelo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, valendo a liderança na reta final. Na última rodada, a 35ª, o Palmeiras havia ultrapassado o Botafogo, assim como em 2023, quando os cariocas perderam o título com uma larga vantagem durante todo o campeonato. O roteiro dizia que o Botafogo novamente perderia a taça, para o mesmo rival, na mesma rodada, com empates em casa, gols perdidos, porém, vencer o Palmeiras dentro do Allianz Parque, por 3×1, demonstra que os acontecimentos de 2023, realmente ficaram para trás.


Palmeiras 1 x 3 Botafogo (Vídeo: reprodução/ Youtube/ Metrópoles)


O jogo da temporada

O maior jogo da temporada do futebol brasileiro gerou muita expectativa durante as últimas semanas, principalmente pela ultrapassagem do Palmeiras, assumindo a liderança após o Botafogo empatar 3 partidas consecutivas.

Mas quem iria levar o grande confronto? A resiliência e o “pacto” do Palmeiras de Abel, mesmo com o futebol pouco inspirado, conquistando vitórias pela magia de Estêvão e de Raphael Veiga, ou o Botafogo de Artur Jorge, que joga o melhor futebol do país, mas carrega uma grande pressão pela temporada passada, que muitos do elenco atual nem estavam presentes?

O jogo começou tenso, como o esperado, com o Palmeiras martelando, pressionando, com gols perdidos por Rony e Gomez, enquanto o Botafogo tentava através da bola longa. Até que em uma sequência de dois escanteios, com uma jogada ensaiada, Gregore abre o placar. Detalhe: Gregore disse após o jogo que estava no lugar errado, pensando que era outra jogada, mas mesmo assim, 1×0 Botafogo.

O primeiro tempo terminou e com o apoio do Allianz Parque, se esperava que po Palmeiras se atirasse ao ataque no segundo tempo, com a entrada de Flaco Lopez, aumentando o poder da bola aérea. Com lance incrível perdido pelo camisa 42, o Botafogo administrava o jogo e cozinhava a partida, até que Marcos Rocha é expulso em lance infantil, abrindo completamente o campo para o Glorioso tabelar e abrir mais dois gols de vantagem, com Savarino e Adryelson, o gol da redenção de um cara que foi protagonista, de forma ruim, na virada histórica de 2023.

O Palmeiras ainda diminuiu com Richard Rios, mas já era tarde. Com gritos de “Burro” para Abel e cantos de protesto para a diretoria e jogadores, o Alviverde foi derrotado por 3×1 em casa, mas ainda tem chances reais de título, mesmo não dependendo de si mesmo.

Próximos jogos

O Botafogo enfrentará o Internacional, no Beira-Rio, que não perde há 16 jogos na temporada, vivendo talvez o melhor momento do futebol brasileiro. Depois, enfrenta o São Paulo na última rodada, precisando somar pelo menos 4 pontos nos dois últimos jogos do Brasileirão para se sagrar campeão.

O Palmeiras, precisando vencer os dois confrontos, enfrenta Cruzeiro e Fluminense, no Mineirão e no Allianz Parque, respectivamente.

Corintianos entram em confronto com a PM antes de partida com o Vasco

No último domingo (24), em São Paulo, ocorreu um confronto entre torcedores do Corinthians e a Polícia Militar (PM), antes da partida entre Corinthians e Vasco no estádio Neo Química Arena. O conflito envolveu cerca de 50 torcedores corintianos que tentaram realizar uma emboscada contra torcedores do Vasco. A ação ocorreu próximo à estação de metrô Artur Alvim, ponto de passagem estratégico para as torcidas.


Vídeo sobre emboscada dos torcedores do Corinthians (Vídeo: reprodução/YouTube/SBT News)


Confronto entre torcedores

Segundo a reportagem do G1, a Polícia Militar foi acionada para intervir na tentativa de ataque, o que gerou um confronto direto com os torcedores corintianos. Durante o enfrentamento, foram usadas balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar o grupo. A ação resultou na prisão de oito torcedores do Corinthians, acusados de envolvimento no tumulto. Além disso, materiais considerados perigosos, como pedaços de madeira e barras de ferro, foram apreendidos no local.

A Polícia Militar destacou que a atuação foi uma medida para prevenir confrontos mais graves e garantir a segurança pública. Nenhum torcedor do Vasco foi ferido, e a situação foi controlada antes de causar maiores transtornos na região.

Os detidos foram levados para o 24º Distrito Policial, onde seriam autuados por crimes como associação criminosa, porte de arma branca e tumulto em evento esportivo. Além disso, o episódio reflete a rivalidade entre torcidas organizadas, um problema recorrente no futebol brasileiro.

Recorrência do vandalismo no futebol

No entanto, o episódio reforça a necessidade de medidas mais eficazes para coibir a violência associada ao futebol, incluindo maior fiscalização de torcidas organizadas e sanções mais rigorosas para os envolvidos.

A partida entre Corinthians e Vasco ocorreu normalmente, mas os acontecimentos do pré-jogo expõem a persistência de um problema estrutural no esporte brasileiro, onde a paixão pelo futebol muitas vezes é eclipsada por episódios desta natureza.

Alexandre de Moraes era o primeiro alvo do atentado “Punhal Verde e Amarelo”

A Polícia Federal desvendou um esquema que carrega o nome de “Punhal Verde e Amarelo”, que tinha como alvos, lideranças do governo brasileiro, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o presidente Lula e o atual vice dele, o ex-governador Geraldo Alckmin.


Debate sobre Alexandre de Moraes ser vítima e juiz do caso ao mesmo tempo (Vídeo: reprodução/ Youtube/ CNN Brasil)


“Punhal Verde e Amarelo”

O plano traçado era altamente detalhado, com levantamento de horários e itinerários de Moraes, e incluía sequestro e execução, em quatro equipes de seis integrantes e utilizava celulares descartáveis adquiridos com identidades de outras pessoas.

O grupo responsável por tudo isso, se comunicava por um aplicativo de mensagens em um chat chamado “Copa 2022”. A operação foi articulada pelo general da reserva Mario Fernandes, ex-integrante da secretaria-geral da Presidência, além do agente da Polícia Federal Wladimir Matos, acusado de espalhar informações sigilosas sobre a equipe de segurança de Lula e sua localização.

37 pessoas indiciadas e investigação da PF

Além dos dois citados, a PF indiciou 37 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da ABIN Alexandre Ramagem e o general Walter Braga Netto, que foi candidato a vice do ex-presidente, além de outras figuras políticas como Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Augusto Heleno.

A investigação da Polícia Federal identificou o uso de alguns recursos logísticos e financeiros sofisticados para a execução do plano, que representava uma ameaça direta à democracia brasileira, enquanto os suspeitos presos não foram encontrados para comentar o caso.

A ampla repercussão do caso também sinaliza uma oportunidade para fortalecer a cultura da democracia e a necessidade urgente de revisar políticas de segurança para prevenir futuras repetições deste caso, que reflete um cenário preocupante sobre o momento político atual no Brasil.

Veja como foi o desempenho dos jogadores na primeira temporada de Dorival Junior, na Seleção Brasileira

Na última Data Fifa do ano de 2024, a Seleção Brasileira empatou as duas partidas, com o placar de 1×1, contra Venezuela e Uruguai, e com gols de Raphinha e Gerson. Essa temporada não foi repleta de bons resultados e momentos de alegria para nossa Seleção, tendo em vista a campanha nas Eliminatórias e a eliminação precoce na Copa América, para o Uruguai. Houve grandes destaques nesta temporada, e também, jogadores que deixaram muito a desejar.


Venezuela 1 x 1 Brasil, partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 (Vídeo: Reprodução/Youtube/Ge)


Goleiros

Os goleiros que atuaram sob o comando de Dorival foram Alisson, Éderson e Bento, que em circunstâncias normais, devem ser os três convocados. O goleiro do Liverpool foi o titular na Copa América, após a lesão de Éderson, sendo o goleiro que mais atuou na “Era Dorival”. Sofreu 6 gols em 8 jogos.

Bento foi titular em dois amistosos, talvez os mais difíceis da temporada, contra Inglaterra e Espanha, com atuações muito elogiadas nas duas partidas. Éderson, provavelmente o titular de Dorival, atuou nos últimos 4 jogos, sofrendo 3 gols.

Laterais

As laterais foram os principais problemas da Seleção Brasileira em 2024, com pouca estabilidade e sem uma figura com a titularidade definitiva. Pelo lado direito, atuaram nomes como Danilo, Vanderson, Yan Couto. O primeiro deles foi o que mais se firmou, porém sem muita empolgação da torcida, já que atualmente é zagueiro reserva da Juventus. Vanderson e Yan tiveram poucos minutos comparados a Danilo, mas não se consolidaram na posição.

Pelo lado esquerdo, uma variedade ainda maior, com as convocações de Wendell, Arana, Alex Telles e Abner. Mas, não há nenhuma certeza de quem continua nas próximas convocações, com minutos muito divididos entre todos.

Zagueiros

Talvez o setor mais equilibrado da temporada na Seleção Brasileira sejam os zagueiros. Gabriel Magalhães e Marquinhos foram os melhores na posição, provavelmente sendo a dupla utilizada na sequência do ciclo. As outras vagas devem ficar entre os já convocados: Léo Ortiz, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Murillo.

Meio-campo

Pela primeira vez nos últimos anos, sem o volante Casemiro, houve muitas trocas no setor, com altos e baixos de Bruno Guimarães, alternância entre João Gomes e André, além da temporada abaixo da média de Lucas Paquetá. A maior surpresa fica por parte de Gerson, que faz uma temporada incrível no Flamengo, a qual se estendeu para a Seleção Brasileira, proporcionando uma vaga como titular.

Ataque

É um pouco confuso que tantos bons jogadores juntos não tenham conseguido engrenar durante toda a temporada. Vinicius Júnior, Raphinha, Rodrygo foram figuras carimbadas, porém o único que teve atuações dignas de elogios, foi o atacante do Barcelona. Vini e Rodrygo sofreram com oscilações, enquanto outros nomes como Endrick, Igor Jesus, Estêvão, Lucas, Savinho e Luiz Henrique alternaram bastante a titularidade.

O treinador Dorival Junior foi bastante criticado pela coerência em relação ao atacante Endrick, que iniciou o ciclo, cerca de 30 minutosapós o início. Tornou-se um reserva que praticamente não jogava. Foi promovido a titular em um jogo decisivo, finalizando a temporada sem ser convocado.