Governo estuda a possibilidade da volta do horário de verão

A volta do horário de verão tem sido avaliada pelo governo Bolsonaro após discussão sobre mudanças no consumo de energia dos brasileiros. Em 2019, o governo do presidente encerrou o uso do programa após analisar que ele não era mais válido para economia de energia. A possível volta do horário de verão vem sendo abordada pelo Ministério de Minas e Energia e no Palácio do Planalto, porém a decisão final ficará para o presidente.

Quando o horário de verão vigorava, as empresas eram estimuladas a trabalharem a luz do sol e encerrarem o expediente ainda na claridade do dia, assim muitos equipamentos não tinham necessidade de ligar equipamentos de iluminação noturna. Entretanto, no início do mandato presidencial, Bolsonaro optou pelo fim do programa alegando que não havia mais eficácia para o setor elétrico.  


Foto ilustrativa de uma lâmpada acesa. (Foto. Reprodução/ Twitter)


Agora, o assunto voltou para pauta quando o Ministério de Minas e Energia solicitou ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) avaliações sobre a política após a forma do consumo da energia mudar entre os brasileiros. O governo avalia no momento, se o cenário de fato mudou nos últimos anos referente ao cotidiano vivido com o horário de verão, se realmente a carga e consumo de energia se alterou. Ao Globo, o Ministério de Minas e Energia explicou as medidas voltadas para economia de energia e que, realiza constantemente estudos, pesquisas e avaliações técnicas das medidas possíveis, de acordo com o contexto energético vigente, a fim de manter a segurança energética e a modicidade tarifária ao consumidor brasileiro, e complementou: “Desta forma, ainda não há definição com relação às implicações e implementação da referida medida”.

Ano passado durante a crise hídrica, a medida do horário de verão também foi considerada, quando houve o aumento expressivo nas contas de luz. Porém, na época, a ONS alegou que a redução do uso de energia no pico das 18h e 21h não traria benefícios suficientes para a necessidade de adotar o programa.

Foto destaque: Pôr do sol no horário de verão. Foto. Reprodução/ Instagram

Museu do Ipiranga reabre às vésperas da celebração da Independência do Brasil

Nesta terça-feira (6), ocorre a reabertura do Museu do Ipiranga, localizado em São Paulo, local que reúne grandes artefatos da história do Brasil. A estrutura passou por restaurações no orçamento de R$ 235 milhões e após nove anos fechado ao público, às vésperas da celebração do DIa da Independência, ele começa a receber novamente seus visitantes. O museu público é o mais antigo da cidade e considerado patrimônio histórico federal.

O edifício foi isolado no ano de 2013 para início das reformas quando o local se encontrava sob condições negativas na estrutura. O prédio que é administrado pela USP, continha em sua estrutura focos de desabamento do teto e infiltrações graves. A princípio o foco das reformas era a restauração sem alterar conservando a estrutura e essência do antigo museu, que matinha funcionamento desde a inauguração em 1890. Durante os anos de revitalização, foram investidos R$235 milhões e mais 6.800 metros quadrados construídos, dobrando a extensão original do local. Nos novos espaços, foram incluídos um auditório com capacidade para 200 pessoas, um mirante de 306° no topo do prédio e salas de exposições temporárias no subsolo.


Quadro “Independência ou Morte” ilustrado por Pedro Américo em 1888, presente no Museu do Ipiranga em São Paulo. (Foto. Reprodução/Twitter)


De acordo com as palavras do chefe e docente da Divisão e Acervo de Curadoria do museu, Paulo Garcez, para a Forbes, as obras deram furto a um espaço ainda mais receptivo aos visitantes. ” A sociedade irá se reencontrar com um museu modernizado e plenamente acessível, que enfim poderá voltar a cumprir seu papel”. O professor comentou também que recuperar o espaço repleto de materiais do século XIX necessitou um trabalho minucioso. As fachadas do museu foram pintadas por uma tinta mineral exclusivamente desenvolvida, onde estudos de laboratórios auxiliaram na procura do tom original.

As diversas colunas, portas e janelas não foram as únicas coisas a passarem pelo processo de revitalização no museu, as obras e acervos históricos também passaram pelo processo. Mais de 3.000 objetos receberam tratamento de restauração, incluindo o grande quadro “Independência ou Morte”, de 4,15 metros por 7,60 metros, ilustrado por Pedro Américo em 1888, que foi restaurado no local com ajuda de andaimes. A obra havia sido restaurada pela última vez em 1970 em comemoração aos 150 anos de Independência.

Foto destaque: Fachada com jardim do Museu do Ipiranga. Foto. Reprodução/Twitter

Portos ucranianos despacharam maior comboio de navios ministrado pela ONU

Neste domingo (4), 13 navios de grãos deixaram os portos da Ucrânia sob acordo da ONU, os navios transportavam cerca de 282.500 toneladas de produtos agrícolas com destino aos mercados estrangeiros. Segundo o Ministério, o comboio é o maior já despachado ministrado pela Organização das Nações Unidas.

O acordo das exportações foi realizado pela ONU e pela Turquia em 22 de julho deste ano, quando até então as rotas marítimas da Ucrânia estavam completamente bloqueadas por conta da invasão da Rússia. Quando as tropas russas invadiram a principal rota de exportação através do Mar Negro, os bloqueios dos portos ucranianos ocasionaram em aumentos de preços de produtos ao redor do mundo, inclusive levantando o temor de escassez de alimento no Oriente Médio e na África.


Navio zarpando dos portos ucranianos no início de agosto, após acordo da ONU e Turquia (Foto: reprodução/Twitter)


De acordo com o Ministério da Infraestrutura da Ucrânia, desde o acordo realizado, oitenta e seis navios já zarparam dos portos ucranianos, transportando 2 milhões de toneladas de alimentos para 19 países. Os produtos do comboio que zarpou neste domingo (4), tinham como destino oito países e seus carregamentos foram nos portos de Mar Negro de Odesa, Chornomorsk e Pivdennyi.

O fornecimento mundial de grãos foi afetado por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. As duas pátrias unidas são responsáveis por 27% das exportações mundiais de trigo, 77% de óleo de girassol e 18% de milho. Segundo o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), desde o início dos combates armados, cerca de 16 milhões de toneladas de milho e 13,5 milhões de toneladas de trigo deixaram de chegar aos mercados internacionais.

Em julho, ministério ucraniano estimou realizar a exportação de 60 milhões de toneladas de grãos entre os próximos oito a nove meses, informando que algumas das exportações poderiam sofrer alteração de período mais demorados até os portos voltarem o funcionamento normal.

Foto destaque: Navio deixando porto da Ucrânia. Foto : reprodução/Twitter

Banco Central planeja lançar moeda digital brasileira em 2024

A economia mundial vem avançando cada vez mais, e atualmente no mercado existem diversas moedas e bancos digitais que acompanham a evolução da tecnologia. O Brasil está prestes a dar um passo no avanço do mercado financeiro, com o novo projeto do Banco Central da futura moeda virtual. O piloto está previsto para início no segundo semestre de 2024 e contará primeiramente apenas com alguns participantes e valores limitados para o teste.

O Banco Central planeja incluir o real digital como uma futura moeda virtual oficial do país. Segundo comunicado ao G1, o BC explica que a moeda não será igual as atuais criptomoedas do mercado, pois o real digital será como o real físico, porém em um ambiente online.  A criação da moeda virtual poderá possibilitar o aumento da inclusão de consumidores nesse novo cenário financeiro cada vez mais tecnológico, além de baratear custos de operações bancárias.

De acordo com as palavras de Fabio Araújo, coordenador do projeto real digital ao G1, a inclusão desse novo sistema representa a modernização do país em relação ao atual estágio financeiro. “É toda uma trajetória de inclusão financeira. Você tem primeiro o PIX, com o acesso ao pagamento digital. Depois vem o open banking, quando o sistema financeiro começa a oferecer produtos que te atendam [a chamada personalização dos serviços bancários]. E o real digital traria eficiência para implementação desses produtos, tornando essa inclusão mais efetiva’, explicou o economista.


Representações de outras moedas digitais existentes (Foto: reprodução/Twitter)


O real digital não será classificado como criptomoeda por conta de sua asseguração pelo governo. As normas do formato da moeda virtual foram divulgadas ano passado e incluem entre as suas características: não permissão de empréstimos desses recursos pelos bancos para terceiros, assim como se faz com o real físico; o recurso não terá correções automáticas; poderá ser realizada a troca pelo real físico, assim como ao contrário; a cotação será a mesma das outras moedas; estabelecido que não haverá garantias de segurança cibernética e jurídicas e a de privacidade nas transações.

As futuras operações da moeda virtual ocorrerão em um ambiente virtual chamado Web3. Essa rede que ainda se encontra em estágio inicial é utilizada para investimentos e jogos, sendo administrada por plataformas públicas que armazenam os dados e transações, assim as informações permanecem descentralizadas, fora do radar de grandes empresas de tecnologia.

Foto destaque: Representação da moeda virtual, bitcoin. Foto: reprodução/Twitter

Saiba 5 dicas para distrair seu cachorro durante sua ausência

Os donos de cachorros enfrentam uma dificuldade quando precisam sair de casa, pois o pet que fica sozinho sofre com essa separação momentânea. Infelizmente em algum momento, o tutor do animal terá que passar por uma situação de deixar seu pet em casa sem companhia, e para que isso ocorra sem causar dano para o animal que pode viver a sofrer ansiedade de separação, conseguimos algumas dicas que te auxiliarão a entreter e distrair o animalzinho durante sua ausência.

Os cães são seres muitos sociáveis, que vivem na natureza em matilha e possuem o costume de sempre estarem ligados ao seu dono. Durante a ausência de seu tutor, os cachorros sofrem danos, tendo reações como choro, ficar triste e deprimido, estresse, tentativa de fuga e vir a ter ansiedade de separação. Para evitar esses sintomas, confira as instruções para seu pet quando você se ausentar.

Alimentação do pet

O fator primordial é você conferir se está deixando ração e água suficiente para o tempo que permanecerá fora durante seu turno de trabalho, por exemplo. Ele precisa se manter alimentado, e se seu cão possuir tendência a ficar mais nervoso em sua saída, alimente ele preferencialmente uma hora antes para evitar que ele ataque o alimento como válvula de escape quando você sair.

Objetos que podem ferir

Ao sair, certifique-se que o ambiente que o cachorro irá ficar não possui objetos que ele pode vir a se machucar. Confira se há alguma mobília, ou ferramenta ou algo que ele possa mastigar, ainda mais em casos de cães filhotes que podem ser mais curiosos e ansiosos.


Labrador com seu brinquedo (Foto:reprodução/Instagram)


Exercícios e brincadeiras

 Antes de se ausentar, brinque com seu pet ou leve ele para algum passeio para ele reduzir o estresse. Manter ele exercitado fará bem fisicamente para ele e deixará ele menos ansioso em sua saída. Estimular a atividade física, levar ao parque, promover brincadeiras, tudo isso irá contribuir para seu bem-estar.

Petiscos e brinquedos

Dê ao seu cão petiscos antes de sair e ao retornar, de forma que ele associe sua saída breve com algo positivo. Deixe uma quantidade pequena de petiscos para ele degustar em sua ausência. Também se lembre de deixar seus brinquedos favoritos à disposição do cão para ele se distrair e brincar. Caixas de papelão também são uma boa opção de distração e entretenimento para o cachorro.

Foto destaque: Grupo de cães. Foto: reprodução/Instagram

Pets de apartamento: Confira opções de animais nesse ambiente

Animais de estimação são uma ótima companhia e para os que amam os pets são um incentivo de vida, trazem a responsabilidade e o amor nos cuidados diários. No cotidiano, muitas pessoas optam por viverem em apartamentos, locais mais privativos e muitas vezes de menor espaço, o que poderia comprometer a criação de pets não é um problema, e há sugestões de animais que podem viver nesse ambiente. Confira uma pequena lista com pets que podem morar em apartamentos e possuem fácil adaptação ao local.

Peixes

Logo quando citamos pets que podem viver em ambientes menores que não necessitam de extremo espaço, logo pensamos em peixes domésticos. Os peixes são animais mais tranquilos e que não causam bagunça, necessitando apenas de um ambiente limpo, com cuidados corretos na alimentação, filtração de água e manutenção do aquário, esses pequenos nadadores terão uma longa vida. Os espécimes de peixes domésticos são de grande variação, você com certeza encontrará algum que vai se identificar.

Tartarugas

A tartaruga do grupo dos repteis pode parecer uma opção exótica, mas é muito comum de se encontrar em apartamentos. Um dos espécimes domesticáveis é a tartaruga-tigre-d’água, que possui uma longa vida e é silenciosa, os cuidados para sua criação incluem um terrário preparado para sua estadia e alimentação específica. Para viver em um ambiente onde devemos tomar cuidado com o barulho, esse pequeno animal certamente é um dos poucos que não fazem ruídos.


Hamsters é uma das opções para criação em apartamento (Foto: reprodução/Twitter)


Coelhos e roedores

Nessa categoria de pets, muitas crianças se identificam na escolha. Os roedores em geral são pequenos e possuem a aparência fofa, logo os menos simpatizam em ter um desses como companhia. Os coelhos, chinchilas, hamsters, porquinhos-da-índia, são algumas das opções desse nicho para criar em apartamento. Eles podem viver em gaiolas especializadas montadas com brinquedos para seus estímulos, a alimentação de fácil acesso também é específica para cada espécime.

Pássaros

Os pássaros são um dos animais domésticos mais escolhidos seja em casas ou apartamentos, por serem de pequeno porte e não necessitarem de grande espaço. Embora possuam pessoas que criam esses animais em criadouros, os pássaros também são criados de forma doméstica pelos seus tutores. Para os que possuem uma vida menos agitada com uma rotina mais flexível, essa seria uma das opções ideais.

Foto destaque: Coelho e hamster domésticos. Foto: reprodução/ITwitter

Conflitos de grupos políticos deixa 12 mortos na capital da Líbia

Os conflitos armados na Líbia já deixaram pelo menos 12 mortos e 87 pessoas feridas, de acordo com o ministério da Saúde do país. Na capital do país, Trípoli, o combate entre dois grupos de governo armados prevalece desde a última sexta-feira (26), resultando em mortes, explosões e caos pelas ruas. Ainda segundo o Ministério da Saúde, diversos hospitais e centros de saúde foram atacados por conta dos combates.

A disputa que percorre por meses no país, resultou em um confronto ainda mais intenso entre o Governo de Unidade Nacional (GNU) de Trípoli, regida por  Abdulhamid al-Dbeibah e uma organização rival administrada por Fathi Bashagha, os dois são intitulados primeiro-ministro da Líbia, sendo Abdulhamid o atual. Os embates dos grupos rivais, iniciaram na sexta, onde um dos grupos comandados por Trípoli atacou uma base adversária, resultando em horas seguidas de tiros e explosões.


Comboio regido por Fathi Bashagha chegando ao Trípoli oriental em 27 de agosto (Foto: reprodução/Twitter)


Após os ataques a fio, o confronto ficou mais violento pela manhã de sábado. Eram utilizadas metralhadoras, armas de fogo, e morteiros implantados em pontos centrais. Segundo testemunhas, as ruas ficaram tomadas por fumaça escura e o bombardeio de explosões eram ouvidos. Em Janzour, em um local mais a oeste de Trípoli os conflitos se fortificaram mais, de acordo com trabalhadores locais.

Por conta dos últimos embates, a missão das Nações Unidas solicitou suspensão imediata dos combates e manifestou preocupação com os ataques aos civis. O caos político na Líbia foi instaurado desde 2011, quando a OTAN abateu Muammar Gaddaf, dividindo em 2014 grupos rivais entre o leste e oeste. Em 2019 os conflitos na régio de Trípoli deixaram cerca de 47 mortos e 181 feridos em um período de 3 dias.

A guerra civil baseada em política do país, também se agravou agora neste ano e o combate de poderosas milícias sempre foi um impulsionador. No ano de 2019, o governo com apoio do ONU buscava apoio das milícias durante a luta pelo poder da cidade.

Foto reprodução: Forças armadas em combate na Líbia. Foto: reprodução/Instagram

Torres residenciais são derrubadas na Índia devido ilegalidade

Neste domingo (28), foi registrada uma implosão controlada na capital da Índia, Nova Délhi, por conta de construções ilegais. As duas torres residenciais de uma área suburbana, de mais de 100 metros de altura vieram abaixo por ordem do Supremo Tribunal, a ordem considerada rara de acontecer também teve o marco de ser considerada a maior demolição da história de Índia, de acordo com a imprensa local.

As construções foram autorizadas a serem demolidas depois de uma ordem fornecida pelo Supremo ainda no ano passado, o contribuinte para isso seria o fato das torres terem sido construídas em conluio com autoridades locais, de forma ilegal. Foram necessários 3.500 kg de explosivos para derrubarem as toneladas de concreto em questão de segundos. A equipe responsável pela demolição retirou cachorros de rua, e as centenas de pessoas que residiam em volta para realizar a implosão.

As implosões de edifícios são definidas como a ação para desmontar a construção em questão de forma interna. Dessa forma, a explosão interna ocorre de forma controlada e segura por estudos realizados e materiais modernos diferente de uma demolição convencional.


Confira o registro da demolição das construções (Reprodução/Youtube)


A demolição das torres residenciais, uma de 32 andares, denominada Aplex, e a outra possuindo 29 andares chamada Ceyane, foi realizada na cidade de Noida que fica localizada no sudeste da capital. Os edifícios possuíam quase mil apartamentos que nunca foram utilizados nos nove anos de batalha jurídica que resultaram na destruição do local.

Com o registro do momento que as torres desabafam ao chão é possível observar o a dimensão do impacto, onde os prédios ao redor estão protegidos e mesmo assim são atingidos pela enorme nuvem de poeira que se forma. De acordo com o líder da demolição, Joe Brinkmann, o ato foi marcante. “Este é um feito notável de engenharia”, afirmou Joe ao jornal Times of India.

Foto destaque: Torres residenciais em Nova Délhi, Índia.  Foto: reprodução/Instagram

Ilha Record: Jaciara e Solange entram em conflito após dinâmica da discórdia

O episódio de Ilha Record desta terça-feira (23) foi marcado mais uma vez pela dinâmica da discórdia. Como nas outras terças, esse momento do jogo os exploradores abordam tudo que registram durante a semana e aproveitam para lavarem a roupa suja. Protagonizando mais uma discussão, Solange e Jaciara se desentenderam novamente após o jogo, e a ex-BBB Portugal veio as lágrimas depois da fala da colega de confinamento.

A proposta do jogo se definia em o explorador escolher entre um papagaio, uma bússola, baiacu, mascarado, náufrago e marolinha para subjugar os concorrentes. Na vez de Jaciara, ela decidiu colocar papagaio para Solange, com um discurso amigável e positivo. “É uma pessoa que desde o começo do jogo eu sempre me vi nela como uma referência de mulher, uma mulher guerreira. Fala muito, e eu tive o prazer de conviver com ela no exílio”. No momento, Solange agradeceu e disse o que achou da colocação, mas na cabine de depoimentos elas não expressou credibilidade em Jaciara. “Não acredito muito, não. Acho que como é véspera de votação, as pessoas tentam ser mais políticas”.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>&quot;Tu é muito bandida&quot;  <a href=”https://twitter.com/hashtag/IlhaRecord?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#IlhaRecord</a> <a href=”https://t.co/Tcs0eyrYaK”>pic.twitter.com/Tcs0eyrYaK</a></p>&mdash; Ilha Record (@ilharecord) <a href=”https://twitter.com/ilharecord/status/1562267296856682496?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 24, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Solange e Jaciara protagozinaram mais uma discussão (Reprodução/Twitter)


Embora de uma forma positiva, a colocação de Jaciara resultou em uma discussão mais tarde entre as duas. Solange enxergou a jogada como estratégica por ser próxima a votação, e no diálogo os ânimos se exaltaram. A ex-fazenda acredita que Jaciara tem medo da decisão de Kaik, pois isso a botaria em risco. Para Solange, as atitudes da colega estariam induzindos as pessoas, como Bruno. A pequena discussão permaneceu na cozinha na frente de outros colegas. Jaciara contrariada, comentou que Solange afirmou que Kaik havia a traído, a morena não gostou da revelação e disparou, “Você já está querendo me botar contra o garoto para puxar para o seu lado. Tu é muito bandida! Tu é bandida mas eu também sou da pista, gata. Acorda que eu sou”.

Jaciara permaneceu em silêncio enquanto Solange ainda se queixava da estratégia dela. “Ela vai falar sozinha, comigo não fala mais”. Após o ocorrido, Jaciara caiu nas lágrimas e foi consolada por Ste. “Eu estou de saco cheio de tantas ofensas dela. São muitas ofensas, ela me chama de vagabunda, de tudo. Só comigo”, lamentou a ex-BBB. Na cabine de depoimentos Jaciara desabafou sobre a situação e as ofensas que vêm sofrendo da adversária desde o início do jogo. “Eu vou ter que tomar vergonha na cara, ignorar a Solange por mais que seja difícil para mim, eu vou ter que me afastar”.

Foto Destaque: Solange Gomes está no Ilha Record segunda edição. Reprodução/Instagram

 

Casamento às Cegas: Veja cinco casais que permanecem juntos após o reality

Os realities de relacionamento são um dos que mais são acompanhados pelo público, e os participantes que passam por eles continuam sendo alvo de curiosidade mesmo após o fim das edições. Em “Casamento às Cegas”, reality da Netflix, o que muito se espera é que os casais que se formam tenham um lindo romance de filme e final feliz, e os que acompanham e torcem por isso muito provavelmente já se perguntaram onde estão os casais e se realmente deram certo. Confira uma lista com cinco pares que estão juntos depois do término do programa.

Amber e Barnett

O casal começou sua aproximação no programa, com tudo indicando que não iriam ficar junto. Ao começar pela pequena disputa que deixou Bernett em dúvida entre duas escolhas: LC e Amber. As duas opções estavam super dispostas a ficar com o loiro, e entre as escolhas, a participante Jéssica também achou que estava na preferência no ranking de Bennet, porém, a escolhida por ele para ser pedida em casamento foi Amber, e os dois permanecem até hoje. O casal se encontra morando com seu pet Koda, em Atleta, na Georgia, depois de oficializar a união.


Amber e Barnett (Foto: Reprodução/Instagram)


Luana e Lissio

Na versão brasileira do reality, um dos casais que foi queridinho de quem assistia o desenrolar da trama, foi Luana e Lissio. Ambos informaram que passaram por momento de crise, porém o casal taxado de “marrento” continua sua história de amor depois do reality.

Luana e Lissio passam por crise, mas permanecem juntos (Foto: Reprodução/Instagram)


 

Lauren e Cameron

No país de origem do reality, nos Estados Unidos, também possuem casais que permanecem juntos, provando que a experiência para conhecer o amor da sua vida, pode mesmo dar certo. É o caso de Lauren e Cameron, que eram favoritos de sua edição e que estão juntos. Os dois oficializaram o matrimônio em novembro de 2018 e seguem juntos.

Lauren e Cameron juntos desde 2018 (Foto: Reprodução/Instagram)


 

Motomi e Ryotaro

Do outro lado do mundo, na versão japonesa de Casamento às Cegas, a dupla Motomi e Ryotaro foram simpatizantes um do outro desde o início, e o sentimento que uniu os dois os fez ficarem juntos mesmo com o fim do programa.

Motomi e Ryotaro da versão de Casamento às Cegas Japão (Foto: Reprodução/Instagram)


 

Wataru e Midori

Nessa versão chamada Love is Blind, o casal Wataru e Midori não tinham muitas fichas apostadas pelos telespectadores. Desde o início, Wataru deixou evidente que não se sentiu atraída logo de cara pelo companheiro e com o passar do tempo era difícil compreender se ela realmente sentia atração por Midori. No final, para surpresa de muitos, ela disse o famoso ”sim” no altar e o casal engatou seu romance e vivem muito bem.

Wataru e Midori permanecem juntos (Foto: Reprodução/Instagram)


O reality Casamento às Cegas uniu muitas pessoas, mas nem todas permaneceram juntas depois do fim. Não é o caso destes cinco casais que estão juntos em seus romances.

Foto Destaque: Casal Wataru e Midori em sua cerimônia de matrimonio. Reprodução/Instagram