A volta do horário de verão tem sido avaliada pelo governo Bolsonaro após discussão sobre mudanças no consumo de energia dos brasileiros. Em 2019, o governo do presidente encerrou o uso do programa após analisar que ele não era mais válido para economia de energia. A possível volta do horário de verão vem sendo abordada pelo Ministério de Minas e Energia e no Palácio do Planalto, porém a decisão final ficará para o presidente.
Quando o horário de verão vigorava, as empresas eram estimuladas a trabalharem a luz do sol e encerrarem o expediente ainda na claridade do dia, assim muitos equipamentos não tinham necessidade de ligar equipamentos de iluminação noturna. Entretanto, no início do mandato presidencial, Bolsonaro optou pelo fim do programa alegando que não havia mais eficácia para o setor elétrico.
Foto ilustrativa de uma lâmpada acesa. (Foto. Reprodução/ Twitter)
Agora, o assunto voltou para pauta quando o Ministério de Minas e Energia solicitou ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) avaliações sobre a política após a forma do consumo da energia mudar entre os brasileiros. O governo avalia no momento, se o cenário de fato mudou nos últimos anos referente ao cotidiano vivido com o horário de verão, se realmente a carga e consumo de energia se alterou. Ao Globo, o Ministério de Minas e Energia explicou as medidas voltadas para economia de energia e que, realiza constantemente estudos, pesquisas e avaliações técnicas das medidas possíveis, de acordo com o contexto energético vigente, a fim de manter a segurança energética e a modicidade tarifária ao consumidor brasileiro, e complementou: “Desta forma, ainda não há definição com relação às implicações e implementação da referida medida”.
Ano passado durante a crise hídrica, a medida do horário de verão também foi considerada, quando houve o aumento expressivo nas contas de luz. Porém, na época, a ONS alegou que a redução do uso de energia no pico das 18h e 21h não traria benefícios suficientes para a necessidade de adotar o programa.
Foto destaque: Pôr do sol no horário de verão. Foto. Reprodução/ Instagram