Daniel Alves diz que perdoa jovem que o acusa de agressão sexual

O lateral direito Daniel Alves falou a imprensa pela primeira vez sobre as acusações de estupro a jovem de 23 anos em Barcelona. Na entrevista dada ao jornal espanhol “La Vanguardia”, o brasileiro diz precisa se retratar com sua ex-esposa e afirma perdoar a vítima.

“Eu a perdoo. Ainda não sei por que ela (a vítima) fez tudo isso, mas a perdoo. E queria pedir desculpa à única pessoa a quem tenho que pedir desculpa, que é a minha mulher, Joana Sanz. A mulher com quem me casei há oito anos, ainda sou casado e espero viver com ela por toda a minha vida.”, disse Daniel Alves.

A entrevista aconteceu no dia 20 de janeiro dentro da prisão em que o jogador está detido. O atleta contou sua versão dos fatos: “Quando a mulher com quem tenho um problema sai do banheiro atrás de mim, fico um pouco na minha mesa. Ao sair, soube pelas imagens que passei perto de onde a mulher estava chorando. Eu não a vi. Se a tivesse visto chorar, eu teria parado para perguntar o que estava acontecendo. Naquele momento, se algum responsável pela discoteca me pedisse para esperar porque a jovem alegava que eu a teria agredido sexualmente, não iria para casa. Na mesma noite apareceria em uma delegacia para esclarecer”


Daniel Alves e sua ex-esposa. Foto: Reprodução/Instagram/@joanasanz


 A defesa de Daniel Alves alega, em audiência, que o jogador possui um projeto de vida em Barcelona, onde seus dois filhos se instalaram para estudar. A justiça espanhola considera que o risco de fuga é elevado.

A Corte de Apelação conclui que nenhuma outra medida preventiva pode minimizar o risco de fuga do jogador. Esse foi o segundo recurso negado de sua defesa contra o Juizado de Instrução de Barcelona.

Os principais jornais espanhóis como o “EL País” e “El Mundo”, publicaram trechos do depoimento prestado pela vítima à Justiça na acusação de agressão sexual. O jogador brasileiro está preso preventivamente e não possui direito a fiança. O atleta nega ter cometido o crime.

 

Foto em Destaque: Daniel Alves. Foto: reprodução.

Entenda os riscos de navegar a mais de 3 mil metros de profundidade

O desaparecimento do submarino de turismo Titan, da empresa OceanGate, levantou questões de o porquê explorar águas tão profundas do oceano é uma experiencia extremamente arriscada. A explicação não vem somente de um fator, mas sim por vários e suas combinações.

Águas escuras:

A luz do sol é absorvida pela água com muita eficácia, não conseguindo penetrar além de mil metros de profundidade. Abaixo desta profundidade, o oceano é completamente escuro em todas as horas do dia.

O Titan, submarino desaparecido, estava indo visitar os destroços do Titanic, que está repousado a 3 mil metros de profundidade. A região dos destroços do lendário navio de cruzeiro é conhecida como “Zona da meia-noite”.

Relatos de expedições anteriores descrevem uma descida de mais de duas horas em completa escuridão, até chegar nos destroços do navio.

O submersível Titan possuía poucas fontes de iluminação própria, tornando-se suscetível a ficar perdido no leito arenoso do oceano.


Tripulantes durante testes do Titan. Foto: Reprodução/ALAMY


Pressão esmagadora:

Quanto mais fundo um objeto trafega pelo oceano, maior a pressão que a água exerce sobre seu corpo.

Cada vez que a profundidade de um corpo aumenta 10 metros, a pressão sofrida por ele aumenta o equivalente a 1 atmosfera de pressão. Por exemplo, quando um mergulhador está a 20 metros de profundidade, a pressão que o homem sofre é equivalente a 3 atmosferas terrestres (2 atmosferas da água + 1 atmosfera da Terra).

No leito do oceano atlântico, a 3,8 mil metros de profundidade, a pressão é 390 vezes maior que a superfície.

Correntes profundas:

Assim como na superfície do oceano, as profundezas também sofrem com a influência das correntezas. Apesar de não possuir a mesma força das correntes superficiais, as correntes de profundezas podem causar movimentação de um grande volume de água.

Essas correntezas podem ser geradas por fortes ventos na superfície, por marés de água profunda e diferentes densidades na água.

Raros eventos conhecidos como tempestades bentônicas, também podem causar correntes repentinas e poderosas.

Os destroços do Titanic:

Com o impacto do Titanic no leito do oceano, parte dos destroços foram contorcidos e retorcidos. Ao longo dos muitos anos, micróbios que se alimentam de ferro formaram espécies de estalactites de ferrugem, o que aumenta o processo de deterioração.

Para se ter uma ideia, quando um mergulhador decide explorar um naufrágio que esteja em repouso por 50 anos, cuidados a mais devem ser tomados, como evitar contatos, caminhos apertados e evitar que as bolhas de sua respiração formem bolsões no casco do navio. Em um navio que está há mais de 100 anos submerso em condições inóspitas, os destroços do Titanic podem se tornar um perigo real para um submarino.

Somando estes quatro fatores perigosos, o resultado obtido é uma viagem possivelmente só de ida para o fundo do mar.

 

Foto destaque: Submarino Titan da empresa OceanGate. Reprodução: OceanGate

Olímpiadas de Paris pode ser virada de chave para as empresas de táxis aéreos

Faltando apenas um ano para as Olimpíadas de Paris, a Volocopter, fabricantes de táxis aéreos, busca provar aos executivos na Paris Show que está no rumo certo para o transporte de clientes por todo o evento esportivo e decolar no cenário global.

A feira tende a focar em aviões militares e comerciais, porém as fabricantes de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) também estarão presentes.

O setor enfrenta muitos desafios, isto porque as empresas devem garantir a aprovação regulatória e convencer os seus consumidores que seus produtos são seguros, tudo isso em um momento em que os investidores estão limitando os investimentos.

A empresa alemã Volocopter está trabalhando para superar os obstáculos para lançar o primeiro serviço comercial para levar os consumidores para Paris durantes os Jogos Olímpicos de 2024 e usará a feira aérea para mostrar seu progresso.


Velocity, helicoptero de transporte da Volocopter. Foto: Reprodução/Divulgação/Volocopter


“As Olimpíadas são nossa estrela do norte”, disse Dirk Hoke, presidente executivo da empresa.

Até o momento, nenhuma empresa conseguiu a regulamentação necessária para poder comercializar seus produtos.

A Alemã Volocopter espera ser a pioneiras, mas ainda tem que empregar seu produto em testes intensivos climáticos e fornecer milhares de páginas de documentação ao órgão regulador de aviação europeu, o EASA.

“Em combinação com um mercado difícil, menos liquidez no mercado é um problema para toda a indústria”, explicou Hoke.

Os projetos de mobilização aérea que vieram a se tornar públicos por intermédio de Empresas de Aquisição de Propósito Especial (SPACS) nos últimos anos retraíram cerca de 30% do seu valor inicial. O capital de risco diminuiu em muitos setores, com mudanças nos gastos de táxis aéreos para drones.

Apesar de estar entre as grandes esperanças para o eVTOL, existem outras centenas de empresas que podem enfrentar dificuldades ou até desistir nos próximos anos, caso o atual clima de investimentos se mantiver, disseram os especialistas.

Foto Destaque: Táxi aéreo da Volocopter. Reprodução/Divulgação/Volocopter

Alta taxa da Selic afugenta investidores e retarda crescimento do Ibovespa

Os altos juros que marcaram os últimos meses prejudicam o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, desacelerando o apetite das empresas em captar dinheiro na bolsa, além de afugentar investidores de renda variável.

Em contrapartida, aportes em renda fixa, aqueles que rendem mais com a Selic alta, tendem a se beneficiar com a contribuição monetária.

Desde agosto de 2022, o Copom (Comite de política Monetária) do Banco Central segura a taxa de juros em 13,75% ao ano. Apesar disso, o aumento da taxa de juros começou em março de 2021, na ocasião, a taxa subiu de 2% para 2,75% a.a.

“Juros altos significam aperto econômico quando uma economia está com as taxas de inflação além da meta. O poder de compra fica comprimido, pois o governo quer desacelerar essa economia que pode estar com algum desequilíbrio. Esses juros no alto tendem a frear o consumo, então o PIB projetado tende a ser menor”, explicou Enrico Cozzolino, sócio e head de análises da Levante.

Apesar de o presidente Lula (PT) colocar pressão sobre o Banco Central para uma redução, especialistas acreditam que a taxa Selic permanecerá no patamar atual, com 13,75% ao ano. Nesta terça-feira (20), se iniciará a reunião do colegiado do Banco Central. A decisão tomada pelo grupo será divulgada na quarta-feira (21).

A expectativa de especialistas é que os cortes nas taxas de juros só comecem na próxima reunião, que está marcada para os dias 1 e 2 de agosto.

Um levantamento realizado pela TC Economática mostrou que a valorização do Ibovespa, índice acionário brasileiro principal, é prejudicado com as altas taxas da Selic pois afugenta os investidores.


Gráfico que mostra valores da taxa de juros desde 2000.  (Foto: Reprodução/Recieri.com)


Na última vez que a taxa Selic teve um período de baixa, de julho de 2015 até agosto de 2020, a Selic caiu de 14,75% para 2%. Neste período o Ibovespa apresentou crescimento de 104%.

Foto destaque: B³ em São Paulo. Reprodução: Ibovespa/Valor Econômico

Inteligência Artificial é presente no dia a dia, mesmo que de maneira imperceptível

A Inteligência Artificial causa, em algumas pessoas, sentimentos como medo, curiosidade e fascínio. As tecnologias de consciência implantada podem parecer uma realidade distante para algumas pessoas, mas a verdade é que a as IAs já fazem parte do dia a dia das pessoas, fazendo com que a qualidade de vida delas melhore.

Dentre as áreas em que a Inteligência Artificial mais é utilizada estão:

  1. Diagnóstico e tratamento de doenças:

O Machine Learning, consiste no uso de diversas fontes de dados para mapear e identificar complexos padrões. “Isso é importante, por exemplo, para que a medicina personalizada permita o diagnóstico precoce de doenças”, explica Mihaela van der Schaar, dirigente de um laboratório na Universidade de Cambridge.

A cientista explica que o aprendizado automatizado tem sido útil para análise de imagens, descobrir padrões, para assim, diagnosticar um câncer, por exemplo.

A tecnologia pode ser usada também antes da necessidade de um diagnóstico: “O aprendizado automático é muito bom para identificar fatores de risco”, explicou a cientista.

“A inteligência artificial pode nos ajudar a aprender não apenas com diferentes pacientes, mas com diferentes respostas a vários medicamentos. Fazer isso mentalmente é muito difícil para os médicos. Mesmo médicos muito inteligentes não conseguem integrar fontes de dados tão diversas, além de não terem nas mãos informações suficientes”.

 

  1. Rotas e nichos de mercado:

“Se você usa Waze, Google Maps ou qualquer outro aplicativo de navegação, já está usando inteligência artificial, porque todas as estatísticas e previsões para se deslocar de um lugar para outro usam essa tecnologia”, disse Daneila Raus, engenheira.

O Google se tornou a empresa que mais utiliza esta tecnologia no mundo.

Para a engenheira, a IA está ajudando não só no transporte, mas também em áreas no mercado de trabalho.

“Com inteligência artificial, podemos obter estatísticas sobre o que os clientes estão dizendo nas mídias sociais, sobre o que precisam e também sobre o que é necessário na cadeia de suprimentos”.

  1. Idiomas:

Tradutor através de imagens. (Foto: reprodução/Getty Images/BBC)


O exemplo mais claro e comum para ilustrar o uso da IA no auxílio interlínguas é o Google Tradutor. A ferramenta foi criada com conteúdo retirado da própria internet, e consegue fazer reconhecimento visual de caracteres.

No caso da tradução e geração de textos, a tecnologia analisa exemplos de textos anteriores e sua maneira de organizar as palavras, a partir daí, ela cria novos textos.

 

Foto destaque: Inteligência artificial. Reprodução/Getty Images/BBC

Crise bancária nos EUA faz com que SVB Financial venda setor de investimentos

A SVB Financial Group anunciou, neste domingo (18), que entrou em um acordo sobre a venda de sua divisão de banco de investimentos, a SVB Securities, para um grupo que é liderado por Jeff Leerink, e que recebe apoio dos fundos administrativos do The Baupost Group.

O comprador, grupo liderado por Leerink, presidente executivo da SVB Securities, vai adquirir o negócio de banco de investimentos através de uma combinação de dinheiro, instrumento capital de 5% e reembolso de um empréstimo entre empresas, segundo a empresa.

O negócio de pesquisa da empresa, a MoffettNathanson LLC, não está inclusa na transação, segundo o falido banco, acrescentando que vai permanecer como parte da companhia.

A venda aconteceu após a Federal Deposit Insurance Corporation, FDIC, assumir o controle do SVB (Silicon Valley Bank) em março deste ano, depois que os depositantes se apressaram para sacar o dinheiro, em uma espécie de corrida, e tirou mais da metade do valor de mercado de inúmeros bancos regionais dos Estados Unidos, desencadeando uma crise bancária pior que a de 2008.

O First Citizens BancShares Inc adquiriu 100% dos empréstimos e depósitos do falido banco em março, colocando em torno de 90 bilhões de dólares em títulos na posse do FDIC para venda.

O credor segue avaliando alternativas para sua divisão, SVB Capital, além de outros ativos e investimentos da empresa.

Com o colapso do SVB em março de 2023, que repercutiu em todo o mundo, depositantes dos Estados Unidos fugiram de bancos menores (regionais) para empresas maiores, enquanto o golpe na confiança dos depositores forçou o Credit Suisse a ser empossado pelo rival UBS.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>JP Morgan&#39;s bond chief, who oversees $700 billion in assets, says the current market reminds him of 2008<br><br>He says the banking crisis followed by a quiet period in the market is a setup for a crash<br><br>Do we believe this guy? <a href=”https://t.co/7SQ7iqEnWR”>pic.twitter.com/7SQ7iqEnWR</a></p>&mdash; Genevieve Roch-Decter, CFA (@GRDecter) <a href=”https://twitter.com/GRDecter/status/1667523411474620418?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 10, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Grenetive Roch em seu Twitter sobre a crise bancária atual. Reprodução: (Twitter/@GRDecter)


Desde 2001, os Estados Unidos registraram mais de 560 falências de bancos, cujos ativos totais somados eram de US$1 trilhão, segundo dados da FDIC. Os picos de quebras de bancos americanos se deram em 2008 a 2010, e agora em 2023.

Foto destaque: Sede do SVB. Reprodução: SVB.com

Reino Unido passará a exigir novo documento para os turistas a partir de novembro

Aqueles que quiserem visitar o Reino Unido a partir de novembro deste ano em 2023 terão um obstáculo a mais além do alto preço do Euro comparado ao real. Isto porque o país vai começar a exigir o ETA (Autorização Eletrônica de Viagem).

Inicialmente, o ETA será exigido somente para passageiros que vierem do Catar, implementando um sistema que ao longo de 2024 fará obrigatório a apresentação do documento para passageiros de outros países, incluindo o Brasil.

Na segunda etapa, que começará em 22 de fevereiro de 2024, o documento será exigido para cidadãos da Jordania, Bahrein, Omã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. Ao longo de 2024, os países restantes serão inclusos no programa. Ainda não existe uma previsão oficial para a obrigatoriedade do ETA para brasileiros, mas já é certo que será necessário o pagamento de 10 libras esterlinas, pouco mais 60 reais para a emissão do documento.

O ETA é uma autorização de viagem que vai ser exigida para viajantes de países que não precisam de visto para conhecer o Reino Unido, caso do Brasil. O documento deve ser feito de maneira eletrônica antes do embarque para o Reino Unido.


Divulgação do Governo britânico sobre o ETA (Foto: Reprodução/Governo Britânico)


Pessoas que possuem passaportes britânicos e/ou irlandeses ou então que tenham permissão de moradia, trabalho e estudo no país europeu não serão obrigados a pagar e apresentar o ETA.

Para solicitar a autorização através da internet, é necessário possuir o aplicativo do governo do Reino Unido, ou pelo site do governo do país (gov.uk).

As autoridades do Reino Unido ainda não anunciaram quais serão os documentos solicitados para a validação do documento. A expectativa é que os documentos sejam os já conhecidos para os viajantes, como o período de permanência no pais, motivo da viagem, questões de saúde e segurança, e local de hospedagem do viajante.

 

Foto destaque: Big Ben, em Londres. Reprodução/Agência Brasil/EBC

Conselho de Ética adia julgamento de ação contra Flávio Bolsonaro por suposto envolvimento com a Milícia carioca

Nesta quarta-feira (14), o Conselho de Ética optou pelo adiamento da análise de uma representação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL – RJ), apresentada pelos partidos PSOL, PT e Rede. Os partidos denunciam um suposto envolvimento do filho do ex-presidente com milícias do Rio de Janeiro.

A análise era o segundo item da pauta de hoje, que incluía também outras 12 representações. O presidente do conselho, Jayme Campos (União Brasil – MT), ao ler a representação contra Flávio Bolsonaro, informou que retiraria o item da pauta pois estava aguardando um parecer da advocacia do Senado sobre a pauta.

Segundo o presidente do Conselho de Ética, abrir processos para apurar condutas de senadores não leva em conta o mérito, ou seja, o conteúdo da acusação. É avaliado somente se a representação atende aos requisitos do regime para que possa prosseguir.

O senador Flávio Bolsonaro não estava presente na sessão do Conselho de Ética e, até o momento, não apresentou uma defesa formal ao Senado, já que ainda não se o conselho irá ou não abrir o procedimento. Apesar disto, o senador sempre negou as acusações.


Flávio Bolsonaro e Adriano da Nóbrega. Reprodução: BBC


Na última quinta-feira (15), o Conselho de Ética protocolou o arquivamento de seis pedidos de abertura de processos contra senadores. O colegiado chegou a abrir cinco procedimentos disciplinares contra parlamentares.

“São inúmeras as comprovações que denotam as íntimas relações do parlamentar com figuras centrais da milícia carioca, como é o caso da relação não escondida com o Capitão Nóbrega, morto no serão da Bahia, na cidade de Esplanada”, argumentou a legenda da representação contra o senador Flávio Bolsonaro.

Citado na representação apresentado pelo PSOL, Adriano da Nóbrega era um miliciano que faleceu no começo de 2020 após entrar em confronto com a polícia na Bahia. A mulher e a mãe de Adriano trabalharam como assessoras de Flávio Bolsonaro.

Foto destaque: Flávio Bolsonaro em 2021. Reprodução: (GÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Empresa brasileira cria IA que é capaz de reconhecer rostos em 0,2 segundos

A Intelbras desenvolveu soluções que se destacaram como referências em qualidade e inovação, principalmente no âmbito da velocidade de leitura e identificação facial e biométrica.

A empresa brasileira oferece uma linha de produtos que contam com a presença de Inteligência Artificial para monitoramento e controle de acessos, a chamada Bio-T.

A linha de produtos foi reconhecida por proporcionar maior segurança com mais agilidade para o controle de pessoas em indústrias, escolas, hospitais, condomínios, entre outros.

“Inovação faz parte do DNA da Intelbras. Nossas soluções tecnológicas conectam e aproximam as pessoas, facilitando seu dia a dia, a exemplo da linha Bio-T. Composta por produtos desenvolvidos com inteligência artificial de ponta a ponta e oferecidos a um custo acessível, essa linha é a prova de que entendemos das necessidades dos consumidores e do mercado”, disse Paulo Daniel Correa, diretor-superintendente de segurança da Intelbras.

Os aparelhos de controle de acesso da empresa são equipados com hardwares e inteligências artificias capazes de reconhecer rostos, mesmo com variações visuais como máscaras, óculos, corte de cabelo e troca de roupas, em menos de 0,2 segundos. Com esta velocidade, o Bio-T se tornou o equipamento mais rápido de identificação facial do mercado brasileiro.

O Bio-T é equipado com tecnologia anti fake, que é capaz de identificar profundidades de rostos, tornando impossível o uso de fotos na tentativa de liberação de acesso.


Bio-T. Reprodução: Divulgação/IntelBras


A Intelbras também possui outro produto, que conecta e harmoniza o funcionamento de outros equipamentos de segurança, o Defense IA.

Nos próximos anos, espera-se uma significativa expansão das tecnologias como as utilizadas no Defense IA, impulsionada pelo aprimoramento contínuo desses softwares, que vão oferecer novas funcionalidades e soluções cada vez mais compatíveis com as necessidades do mercado. Tudo isso impactará positivamente na segurança de diversos locais e eventos”, disse Correa.

O Defense Ia faz o monitoramento de todo o sistema, e pode ser em usada em conjunto com câmeras, alarmes e controles de acesso, auxiliando a gestão da segurança.

Foto destaque: Reconhecimento facial. Reprodução: (ControlId)

Altos juros americanos fazem com que empresa gigante declare falência

A Instant Brands, produtora dos conhecidos utensílios de cozinha Pyrex, realizou um pedido formal de falência nos Estados Unidos na última segunda-feira (13) sob o argumento de possuir dívidas superiores ao que a empresa poderia suportar com o aumento das taxas de juros e com as condições de crédito mais rígidas.

A Instant Brands, que é controlada pela empresa se private equity Cornell Capital LLC, e mais 14 afiliadas entraram com o pedido de proteção do Cap. 11 pertencente a lei de falência dos EUA no tribunal federal de falências, no Sul do estado do Texas, com US$ 1 bilhão em ativos e passivos.


Principal linha de produtos da Instant Brand. Reprodução: (Commons Wikia)


A empresa anunciou que possui planos para continuar as operações enquanto se reestrutura. Para que isso aconteça, a Instant Brand alinhou US$ 132,5 milhões para financiamentos. Filiais situadas fora do eixo Estados Unidos – Canadá também estão buscando recuperação judicial.

“O aperto dos termos de crédito e as taxas de juros mais altas afetaram nossos níveis de liquidez e tornaram nossa estrutura de capital insustentável”, explicou Ben Gadbois, presidente-executivo da Instant Brands, via comunicado.

A empresa que possui sede em Downers Grove, no estado de Illinois, não respondeu as tentativas de diversos canais de informações americanos que buscavam comentários adicionais.

No começo de 2023, a Instant Brands fez um acordo onde concordava em pagar uma multa e alterar suas políticas de marketing para resolver acusações de falsificação da Comissão Federal de Comércio dos EUA.

Na quarta-feira (14), economistas do Banco Central americano (FED) se reunirão para discutir um possível corte na taxa básica de juros. Atualmente, a taxa básica de juros americana está na faixa de 5% a 5,25% ao ano (taxa definida em 5 de junho de 2023).

A taxa base de juros do FED é o valor de referência mais importante para a economia global.

Foto desatque: Alta de juros. Reprodução: (InfoMoney)